Heidegger como entender o livro: O ser e o tempo.

Heidegger investiga o ser enquanto conceito indefinível , sendo que o mesmo está vinculado a existência, ao seu tempo histórico.

Portanto, o caminho para o conhecimento do homem, parte do próprio homem, dentro do seu tempo histórico e do seu mundo linguístico .

Motivo pelo qual o homem é um ser inacado, porque a histórica se reconstrói em sua evolução, sendo que o limite do homem é a morte, o último horizonte.

O homem precisa retomar a si a cada instante, retificando constantemente, reiventando, em direção a sua construção que é por natureza infinita.

O homem deve unir no passado e no presente na definição de seu futuro, a existencia está vinculada a temporalidade.

O homem como produto do mundo, não é uma coisa estática, congelada, é exatamente no dasein onde o homem se efetiva como ser.

Todavia, o dasein não é entendido como essência, pelo fato de residir no mundo a existência, o que significa estar lançado no mundo.

Com efeito, é no mundo que homem se efetiva, se define como homem na produção de sua consciência histórica. Portanto, nesse sentido o dasein é infinitamente aberto.

Sendo assim, o homem não é um ser isolado, entretanto, a abertura do homem não significa produção de conhecimento, é a realidade do ser existencial.

O homem é um estado de espírito que se entende em sua facticidade ou seja, em sua realidade, nesse sentido que se encontra abandonado, lançado mundo, sendo o próprio limite do mundo.

O homem foi abandonado no mundo para existir, sem proteção divina, sendo que a sorte do homem está no mundo construido por ele.

O dasein é múltiplo, razão pela qual existem diversas interpretações, nada é para sempre e nenhuma interpretação representa a verdade em si.

Qual o projeto idealizado por Heidegger, o planejamento do ser no mundo, a forma existencial de cada ser.

Com efeito, o homem no mundo é produto de sua linguagem mecanizada na memória sapiens, a linguagem é a articulação do homem no mundo, o desenvolvimento de sua inteligibilidade.

O homem que se encontra no dasein é um ser essencialmente angustiado, a angústia representa o homem no tempo histórico finito, que caminha a cada instante para sua destruição ou seja a sua morte.

Portanto, a impossibilidade de realizar totalmente, motivo pelo qual o homem é incompleto, desse modo, a própria existência é a fonte da angústia, o fato do homem estar no mundo, ser produto do dasein, a facticidade de um ser inconcluso.

O que é o desespero ontológico , quando homem percebe incompleto como definição e que sua destinação a grande finalidade do homem no dasein, ser um ser para morte, a mais absoluta exclusão do mundo.

Nesse aspecto, o homem sente como um ser inútil ao perceber que todo seu esforço esgota exatamente no vazio, ou seja, na inexistência, pois a grande finalidade do homem é exaurir na existência, motivo pelo qual Heidegger é existencialista.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 18/03/2018
Reeditado em 18/03/2018
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