Como deve ser o comportamento de um bom diretor de escola pública.

Para uma boa gestão na escola, o diretor precisa saber ouvir.

Saber auto-avaliar, conhecer suas deficiências e seus valores.

Disposição para o trabalho coletivo, valorizar o trabalho em equipe, a gestão precisa ser democratica e participativa.

O diretor precisa saber articular, mediar internamente e externamente, aberto ao diálogo, com as diferenças, dentro e fora da escola.

Construir interação, em favor da escola e do projeto político pedagógico.

O diretor precisa ter iniciativa, firmesa de propósito, efetivação de ações, estimular o trabalho, estabelecendo bom relacionamento com o grupo gestor e corpo docente.

Necessário que tenha a mesma linguagem.

Fundamental ter conhecimento cultural, domínio de pedagogias técnicas, princípios administrativos, conhecer a legislação, proceder institucionalmente.

Ser atualizado em referência aos assuntos da gestão da escola.

Ter espírito crítico, ser ético e solidário, agir com imparcialidade, isenção, exigir tais princípios como leis, ao grupo gestor e ao corpo docente.

Necessário compreender o país politicamente, a realidade da escola, a comunidade, o contexto em que escola está inserida.

Conhecer o meio onde vivem os alunos, pais, os problemas envoltos a escola.

O diretor precisa ter credibilidade na comunidade, com boa conduta ética.

Indispensável defender o projeto pedagógico, acreditar, precisa de compromisso na elaboração do projeto.

O desenvolvimento da liderança democrática, saber dividir responsabilidades, importante mediar conflitos, aliás essa tarefa deve ser também do grupo gestor, um diretor que não administra conflitos, não consegue administrar a escola.

O diretor precisa saber avaliar, perceber quando um agente não está com razão, tomar medidas necessárias para sanar deficiências, ser sempre humilde nas ações.

Ter condições de resolver problemas, não ser inseguro não ficar adiando soluções, os problemas devem ser resolvidos definitivamente, fundamental dividir responsabilidades.

Necessário ser transparente, coerente, não agir por motivações próprias ser institucional, confiável, do ponto de vista ético e moral.

Saber comunicar bem, prestar conta dos atos, com clareza e retidão nas ações, não tratar ninguém com discriminação.

Portanto, não agir por impulso, fundamental inteligência emocional, coerência na linguagem e nos atos, demonstrar retidão nas ações gerais.

O diretor é a autoridade máxima numa instituição escolar, precisa comportar como funcionário público, vínculo com orgãos superiores, prestar contas com suas obrigações, atender o que for proposto pelas autoridades competentes.

O diretor precisar conduzir a escola seguindo orientações da Secretaria da Educação, motivo pelo qual o diretor precisa executar as propostas pedagógicas.

Seguir as atribuições definidas na legislação, do mesmo modo orientar o grupo gestor e corpo docente para o mesmo procedimento, obdecendo as legislações estadual e federal.

Criar um bom ambiente, respeito e confiança, exigir que o grupo gestor comporte do mesmo modo, assegurando as condições para o desenvolvimento pedagógico.

A escola é sempre o perfil do diretor, quais as atribuições de um diretor, aquelas denifidas em lei no exercício da função, os intrumentos legais.

O que deve fazer um bom diretor.

Elaborar um bom plano de trabalho, no inicio de cada ano letivo, sendo sempre revisado.

Elaborar e apresentar plano de trabalho no início de cada ano letivo.

Coordenar a elaboração e a implantação do projeto político pedagógico, escrever o regimento escolar, junto com o vice-diretor e com a coordenação pedagógica e corpo docente.

Coordenanar as atividades pedagógicas, administrativas, financeiras, em consonância com o conselho da escola e Secretaria da Educação.

Executar as orientações de orgãos superiores, cumprir a legislação, elaborar plano para aplicação dos recursos financeiros, manter o inventário dos bens públicos.

Propor melhorias em função dos serviços prestados, submeter ao conselhor da escola, transgressões disciplinares, cumprir o Estatuto do Magistério.

Organizar sempre a melhor gestão.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 02/03/2018
Reeditado em 02/03/2018
Código do texto: T6269101
Classificação de conteúdo: seguro