A destruição da geometria euclidiana.

Final do século XIX, início do século XX.

A reformulação da matemática.

A destruição da geometria euclidiana.

A contribuição do matemático russo.

Nicolai Lobatchevski 1792-1856.

O húngaro János Bolyai 1802-1860.

Posteriormente, o matemático alemão.

Bernhard Riemann 1826-1866.

Juntos formularam a nova geometria.

Destruindo os princípios euclidianos.

Rejeitando os axiomas clássicos.

Abalaram a matemática.

Colocaram em duvida as verdades matemáticas.

Modificando as ideias a respeito do espaço e do espaço.

A partir desse movimento, os princípios geométricos já não eram mais irrefutáveis.

Com efeito, a nova compreensão quântica da geometria.

Diferentemente das epistemologias anteriores.

O novo entendimento paradigmático epistemológico.

O grande matemático francês Henri Poincaré 1854-1912.

Reconheceu definitivamente a nova geometria.

Destruindo o princípio da irrefutabilidade euclidiana.

Portanto, o novo paradigma.

Uma geometria não pode ser mais verdadeira que a outra.

Destruído o determinismo da mecânica clássica de Newton.

Do mesmo modo, outros fundamentos, como a termodinâmica, a ótica e a acústica.

A referida revolução contínua determinou a física quântica.

A teoria da relatividade de Einstein 1879-1955.

Foram superados os conceitos clássicos a respeito do espaço e do tempo.

a formulação da eletrodinâmica dos corpos em movimento.

O que foi entendido por Bachelard 1884-1962.

Como teoria do conhecimento aproximado.

Por fim, o grande físico.

Werner Karl Heisenberg 1901-1976.

Um dos fundadores da física quântica.

Ao entender a imprecisão da velocidade de um elétron.

Elaborou o princípio da incerteza.

Todo esse histórico evolutivo, levou a destruição da mecânica clássica de Newton.

Destruiu também o positivismo logico de Viena.

Relativizou o fundamento indutivo empírico.

Facilitando também evolução das ciências do espírito.

A grande elaboração da filosofia da pós verdade.

Por Foucault e outros.

Nascendo o novo grande paradigma.

A verdade não como uma compreensão determinada do objeto em estudo.

Teoria da verdade aproximada em ciências da natureza.

Nas ciências do espírito a subjetivação ideológica da verdade.

Tão somente parcial.

O mundo da pós verdade.

Como hermenêutica subjetiva e ideológica.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 25/02/2018
Reeditado em 26/02/2018
Código do texto: T6264131
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