Fenomenologia da Percepção em Merleau Ponty.

A fenomenologia para Ponty fundamenta-se na compreensão do corpo no mundo. Portanto, para Ponty o corpo não é um mero objeto no mundo.

É por meio do corpo que o mundo existe para o homem, sendo que o referido localiza no espaço e no tempo. Uma profunda relação, corpo, consciência e mundo.

Ponty desmonta a ideia de que de um lado, está o mundo das coisas o que é entendido de pura facticidade, de outro o mundo da consciência, da subjetividade, ou seja, da transcendência.

Qual a ideia fundamental de Ponty, é indispensável compreender a relação entre consciência e natureza.

Com efeito, a relação entre o interior e exterior, desse modo, a verdade não é apenas produto de uma consciência interiorizada, pois o homem está no mundo, sua consciência é o produto do seu conhecimento. Portanto, a relação do homem com o mundo.

A percepção se dá por meio da consciência explicita, resultada do modo da existência.

Sendo assim, o modo de ser como resultado a significação do mundo. Desse modo, Em Fenomenologia da percepção, a consciência não nasce apenas do esforço intelectual, todavia da luta no próprio mundo.

A liberdade realiza se formos capazes de assumirmos a situação natural, real e social, o homem é produto histórico, fruto de relações diversas.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 20/02/2018
Código do texto: T6259506
Classificação de conteúdo: seguro