A revolução do velho cosmo grego.

No século XVIII.

Aconteceu uma magnífica revolução científica.

Com o nascimento da ciência moderna.

A superação da concepção tomista aristotélica do mundo.

A velha física ptolomaica aristotélica.

Efetivou-se a consciência secularizada.

O afastamento das ideias metafísicas.

A procura de objetivos humanos.

A substituição dos mundos.

O homem passou a preocupar com o mundo real.

Não mais com o paraíso oferecido por deus.

Entendo, a salvação da alma como mitologia.

A superação da ignorância humana.

A grande mudança.

A relação dialética entre teoria e prática.

O método indutivo empírico.

Eliminação da vida contemplativa.

A valorização da vida ativa.

Filósofos importantes como Montaigne, Bacon e Descartes.

Contribuíram para a referida revolução.

O homem perdeu seu lugar no velho mundo.

A filosofia de Platão e Aristóteles já não sustentava mais epistemologicamente.

Era necessária a revolução científica e aconteceu mudando radicalmente o mundo.

O homem teve que superar a velha acepção política social e filosófica da vida.

Teve que criar novos conceitos.

Antes de uma revolução tecnológica.

A revolução foi cultural sustentada pela filosofia iluminista.

Portanto, não é possível separar a filosofia do aspecto científico da revolução.

A filosofia unida com a tecnologia simplesmente destruiu o velho cosmo.

O desaparecimento dos conceitos medievos.

Portanto, de um mundo finito, fechado ordenado hierarquicamente.

Para outro infinito, completamente aberto indefinido.

A substituição dos conceitos de valores.

Tais quais como: perfeição, harmonia, objetividade.

Por fim, o nascimento de uma ideologia do consumo irracional.

A mais absoluta desvalorização da pessoa como ser humano.

A separação da acepção do mundo de valor moral.

Com o mundo dos fatos reais.

O homem passou a ser visto com uma peça.

Desgastada substituída por outra.

O que levou essa revolução em dias atuais.

Tão somente o individualismo crasso.

E a ideia que apenas a filosofia neoliberal serve como base de sustentação do Estado de Direito.

Uma sociedade desumana tem como objetivo a concentração da renda.

O capital jamais poderá ser social.

O Estado Político de direita a serviço da burguesia.

A detentora permanente da revolução contínua iniciada no século XVIII.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 19/02/2018
Reeditado em 20/02/2018
Código do texto: T6258494
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