E se a terra for plana
Sem entrar no mérito de como se configuraria o sol e a lua no domo de numa terra plana, redonda e cercada em suas extremidades por geleiras.
Ou quem tem razão ou interessa dizer que a terra é um globo ou que ela é plana, mas tendo em vista o interesse que essa discussão vem despertando vamos aqui levantar algumas questões tanto sobre uma quanto a outra teoria.
Meio enclausurada por centenas de anos a tese da terra plana ressurge pipocando aqui e ali e já começa a incomodar os mais ortodoxos defensores do heliocentrismo, também denominados globalistas.
Mesmo que essa tese seja mais forte nos meios religiosos, especialmente entre algumas crenças evangélicas e adeptos do criacionismo.
Nem por isso ela perde a sua importância como especulação alternativa sobre outra possível forma da terra.
Assim, primeiramente vamos apresentar algumas das razões de quem afirma que a terra é um globo.
A principal, e a mais conhecida argumentação é a curvatura dos mares, seguida por fotos de grande altitude, as viagens de circunavegação, a sombra da terra na lua nos eclipses e que os demais planetas são redondos.
Os terraplanistas rebatem essas argumentações e dizem que a curvatura dos mares não passa de uma teoria vazia, visto que prédios e acidentes geográficos quando vistos de alto mar são perfeitamente visíveis mesmo que a longa distância.
As fotos de grandes altitudes não provam nada, pois todas as fotos tiradas de balões e de aviões mostram a superfície da terra redonda e não curva.
Além disso, as fotos da terra, que dizem ser tiradas ou filmadas da estação orbital, não passam de montagens feitas em laboratório como as tais fotos de astronautas que dizem haverem sidas tiradas lá na lua.
Argumentam ainda, que o homem nunca foi à lua e que qualquer pessoa bem formada e informada sabe que foi tudo uma farsa, visto que Naquela época nem uma calculadora de bolso existia.
A tecnologia mais avançada daquela época se resumiu na descoberta do transistor, que substituiu a válvula quente que possibilitou a fabricação do pequeno rádio de pilha ou portátil.
Naquela época, um computador de apenas 20 mb ocupava um edifício de quatro andares e hoje nem se fala em mb pois temos 500 GB num pequeno not book.
As viagens de circunavegação mais provam que a terra é plana que a sua suposta esfericidade, visto que qualquer veículo rodando sobre um círculo plano sempre chegará ao mesmo ponto de partida.
Os eclipses não são efeitos da sombra da terra sobre a lua, mas o foco do sol incidindo parcialmente sobre a lua ou o que os terraplanistas denominam de anti-lua.
Quanto a esfericidade dos demais planetas, ninguém até hoje pode comprovar. O que sabemos sobre a esfericidade dos corpos celestes e da própria terra são animações gráficas e não fotos reais, e fazem uma pergunta. Por que não temos fotos da terra, inteira, tiradas do espaço, por exemplo, tiradas da lua?
A falta dessa resposta (foto inteira da terra tirada de grande distância) já coloca sob suspeição a existência e utilidade das tais sondas espaciais exploratórias.
Assim, as tais fotos que dizem ser de planetas do sistema solar, também não passam de pura montagem. O homem nunca tirou fotos de planetas e nem tem certeza das suas formas ou cores.
A tal gravidade da terra jamais teria força de atração capaz de segurar as águas dos oceanos ao redor do globo.
O Mapa símbolo da ONU mostra a terra plana ou um planisfério tal qual concebido pelos terrapanistas e dai o nome planeta.
O canal de Suez com seus 160 km de extensão não tem qualquer desnível de uma extremidade á outra.
Todas as informações e afirmações sobre o cosmos e ditas como científicas, foram elaboradas em laboratórios e os cálculos são por aproximação e não comprovadas em campo.
Porque as visitas de turistas são proibidas na Antártida ou no extremo do polo sul? E por que os astronautas nunca mais voltaram á lua?
Outra coisa importante é que os tais satélites de comunicação (se é que existem) não são tão úteis como dizem. Mais de noventa por cento das comunicações são feitas por cabos submarinos, cabos de fibra ótica subterrânea e pelo link de micro-ondas através antenas repetidoras instaladas no alto dos morros.
Embora algumas teorias de astrônomos conceituados afirmem que a terra é realmente uma bola, até hoje nenhum cientista conseguiu provar essa tese.
Os globalistas dizem que os terraplanistas são ignorantes que desprezam o que afirma a ciência e que por isso não merecem atenção.
Os terraplanistas se defendem dizendo que os globalistas são manipulados pela mídia como marionetes do sistema e que acreditam em tudo o que a NASA diz.
Razões a parte, a verdade é que até hoje ninguém provou que a terra é plana e muito menos que ela é um globo.
Uma coisa é certa, ninguém pode negar que vivemos num mundo de fantasia e que as pessoas são enganadas diariamente com notícias e informações manipuladas.
Tudo o que temos são especulações que como qualquer teoria precisa ser comprovada. Ora se não temos provas suficientes para garantir uma ou a outra teoria temos que seguir Descartes, isto é, duvidar sempre e pesquisar.