Quem foi Karl Marx.

Filósofo economista, muito estudioso, fundador da teoria do Estado socialista, como transição para o comunismo.

Origem rica, porém ficou muito pobre, nasceu em Treves Alemanha 1818-1883, era de origem judaica.

Essencialmente humanista, conheceu Engels rico empresário, que financiou Marx e ajudou elaborar uma teoria política revolucionária da história política.

Marx escreveu o magnífico livro, Ideologia Alemã, como também o manifesto comunista, em 1848, entre outras obras.

Marx ao lado de Engels formularam uma das mais importantes teorias filósoficas da idade contemporânea, denominada de materialismo histórico e dialético.

Cujo fundamento a explicação da sociedade política por fatores econômicos, revelando a sociedade que o capitalismo fundamentado no liberalismo econônico, não tinha outro objetivo a não ser explorar os trabalhadores, produzindo o fenômeno da miséria.

Portanto, a pobreza jamais seria superada no modo capitalista de produção, a riqueza é o resultado da extração da mais valia ou seja, do salário não pago pela a força do trabalho.

O unico caminho para superação da pobreza, a mudança da natureza do Estado, de capitalista para socialista, como transição para igualdade absoluta.

Contrariamente, a sociedade seria eternamente de pobres, aqueles que produzem a riqueza por meio do trabalho.

Em nossos dias os atuais marxistas, são denominados de neomaxista, não mais ortodoxos, defedem o capitalismo social crescimento econômico com a distribuição da renda.

Combatem o pensamento de direita, que fundamenta não mais no liberalismo economico, todavia, no neoliberalismo, o Estado mínino, a defesa das leis de mercado como política de Estado, desenvolvimento com renda concentrada.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 05/01/2018
Código do texto: T6217301
Classificação de conteúdo: seguro