Explicação da obra: Fenomenologia da percepção, Merleau Ponty.

Ponty epistemologiza a concepção do corpo, contrariando os princípios cartesianos, superando a ideia penso logo existo, a certeza da existência da alma.

Para Ponty, a certeza da existência, está no no corpo, existimos porque temos um corpo, só é possível a percepção porque temos corpo, logicamente a cognição. Portanto, sem a materialidade do corpo não é possível o desenvolvimento do espírito.

Com efeito, vivemos no mundo, por meio da existência do nosso corpo, o ato da percepção não é apenas produto do espírito, pois não é possível o referido, não havendo um corpo.

O sapiens antes de ser a razão é o seu corpo, só sabemos de nossa existência, porque somos um corpo no mundo, não há a cognição sem materialidade do corpo.

Entretanto, Ponty critica veemente o corpo apenas como estrutura mecanicista, no uso da filosofia fisiólogica, desse modo, o corpo não pode ser considerado como mero objeto.

Desse modo, o corpo para Ponty só tem sentido se for considerado não apenas em sua materialiação, junçado ao corpo existe a cognição, denominada como espírito, que não significa alma.

Sendo assim, há uma associação entre corpo e espírito, em tal dialética desenvolve a fenomenologia da percepção, a ideia que cada pessoa tem um corpo, que percebe e sente.

Lógico que a mente é estruturada por um conjunto análitico epistemológico, que define ideologicamente a percepção.

Quando o homem pensa, reflete, e, ao refletir atua no mundo, o pensamento no mundo fenomenológico e o resultado da percepção.

Portanto, o homem atua no mundo, dessa forma, age sobre si mesmo, de tal modo que o corpo não é um objeto em si mesmo.

Por outro lado, não é também consciência pura, pois toda consciência é construida, desenvenvolvida, motivo pelo qual a consciência é subjetivada e ideologizada.

Dessa forma, todo corpo é o fundamento da percepção, o entendimento do mundo representado, ideologizado, não há consciência sem corpo preexistente.

Portanto, o corpo e a razão, são existentes dialéticamente, é possível a existência de corpo sem a cognição, todavia, contrariamente, o espírito só é possível com a realidade material de um corpo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 22/12/2017
Reeditado em 24/12/2017
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