A pedagogia política de Paulo Freire.

1921-1997.

Paulo Freire, educador, filósofo e pedagogo.

Criou uma epistemologia pedagógica.

Essencialmente política.

Cujo centro pedagógico é o aluno.

Sendo o referido o sujeito da cognição.

O aluno não é entendido mais como depósito do saber.

Conforme a pedagogia tradicional.

Supera a concepção bancaria da educação.

Em sua famosa obra a Pedagogia do Oprimido.

A educação que educa é responsável pela construção da cidadania.

Para Paulo Freire não é possível a cidadania.

No modelo político neoliberal.

Ação pedagógica para Freire.

Tem que ser naturalmente emancipadora.

O educando precisa libertar das visões naturalizadas pelas classes dominantes.

Com efeito, é fundamental.

A construção da aprendizagem.

Refletindo por meio da dialética do materialismo histórico.

O entendimento da realidade.

Fundamental entender o contexto.

Em que o aluno está inserido.

Como fruto de produção econômica.

A produção do conhecimento crítico.

Na formação da consciência de cidadão.

Superando os moldes da alienação.

De uma consciência instrumentalizada.

A serviço das regras do neoliberalismo.

Indispensável.

O livre desenvolvimento da razão dialética.

Em seu magnifico livro.

Pedagogia da Autonomia.

Freire sistematiza epistemologicamente.

Como deve ser desenvolvida a ação pedagógica.

Objetivando o aluno como sujeito.

O projeto político pedagógico da escola.

Precisa respeitar o conhecimento que aluno traz.

A partir exatamente do estágio cognitivo do aluno.

Ação pedagógica, deve ajudar o aluno.

Na construção da interpretação correta do mundo.

No desenvolvimento da consciência objetivamente transformadora

Em síntese, autonomia sustenta-se em ajudar o aluno.

Superar a consciência ingênua.

O grande problema, das escolas públicas.

Grupos DE gestores e professores.

Não têm consciência crítica.

Portanto, desenvolvem ações pedagógicas absolutamente repressoras.

Retransmitindo conteúdos ideológicos.

Sustentado as ideologias políticas de dominação.

A serviço da reprodução das desigualdades sociais.

A pedagogia reprodutora do neoliberalismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 01/12/2017
Reeditado em 01/12/2017
Código do texto: T6187065
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