A Nossa Cultura e o Lado Místico
Defronte a Biblioteca Guido Guerra, aconteceu o lançamento do livro transvario de Epitácio Carvalho, na Praça do Saber em Santa Luz-Ba, na sexta-feira, 27 de outubro de 2017, encontravam-se alguns convidados que assistiram aquele evento cultural. Tendo apresentação de uma orquestra: e em seguida aconteceram falações e elogios ao poeta e escritor Nelci Lima da Cruz, por quem fizeram parte da mesa, como os cordelistas José Francisco de Andrade e José de Jesus, ambos Montessanteses. E o autor deste texto, leu texto e o poema de sua autoria, referindo-se a Luiz Gonzaga do Nascimento, Nelci Cruz autografou exemplares da antologia de cordel, referente os gonzaguianos, José Francisco de Andrade do Pov. Riacho da Onça de Monte Santo,e Nelci Lima da Cruz tiveram cordéis de suas autorias impressos nesse livro grande.
A noite de sexta-feira, 27, ficava animada pelos Sanfoneiros Manoelito do Acordeom, Neném do Acordeom e Elisío dos 120 baixos, tocaram juntos para animarem o público em geral. E Epitácio Carvalho autografava exemplares do seu livro Trasvario de Conto, fato ocorrido na década de 1950.
Na segunda-feira,30 de outubro de 2017, no final de tarde, se mobilizava a banda de Pífano, e o reisado rainha da liberdade da Laje do Antonio. E sanfoneiros vindo do município, assim como convidados seguiam pela rua Frei Apolônio de Tody, até o Museu do Sertão, esse era Rainaugurado pelo Prefeito Edivan Fernandes de Almeida (Vando), nesse meio aconteceram as apresentações,baseadas em personagens referentes Antonio Conselheiro, Galdino Andrade, Glória e família Andrade, Antonio Cordeiro de Andrade(Tota) e também foi apresentado como personagem o padre Berenguer.
Aconteceu concentração ao lado do portão do Museu do Sertão, às 18h12, a banda de pífano da Fazenda Boa Vista, tocava e a outra banda de pífano do Pov. De São Paulinho de Uauá-Ba, e reisado ao som de sanfona, do grupo povoado do Itapicuru de Monte Santo-Ba.
A casa onde fica o Museu do Sertão, segundo José Rodolfo de Andrade,é de 1902, mais nesse local já existia uma casa em 1897, onde foi feita uma foto pelo fotográfo Flávio de Barros.
Na terça-feira,31 de outubro de 2017,completava-se 83 anos da Festa de Todos os Santos e naquela noite, a cidade estava tomada por turistas e romeiros que foram a igreja da Santa Cruz. No pico da Serra do Piquaraçá, os pagadores de promessas subiam a Serra, para pagarem suas preces uma vez por ano.
Enquanto na praça Mons. Berenguer durante toda terça-feira, 31 de out de 2017.
O grupo Aresol da sede, realizava-se a 2ª feira da agricultura familiar e era animada por gaiteiros,músicos populares,sanfoneiros e reisados.
Cordeis e livretos expostos animavam essa feira cultural pelo poeta e autor desta matéria que faz um resumo da festa profana na praça de eventos com cantores de renomes citando-se Zezé de Camargo e Luciano e outras atrações, em Palanque, na praça Mons. Berenguer, se apresentou o cantor padre Antonio Maria.
A 83ª festa de Todos os Santos, daquela terça-feira,31/10/2017, estava dispersa, isto é, os turistas que chegaram à noite somente vieram para assistirem os shows dos cantores famosos em Palanque da praça de eventos.
Pelo caminho da santa cruz, dividiam-se entre religiosos e ambulantes, vendendo lanches,água mineral,bijuterias e na conhecida rua Senhor dos Passos mantinham várias mercadorias e variedades. Na quarta-feira,01 de nov. de 2017 deixavam a cidade do Sertão baiano Monte Santo.