A Essência de Deus em Ludwig Feuerbach.

1804-1872.

Excelente filósofo criou uma teoria crítica da alienação do espírito, mostrando como a própria razão manipula a razão, levando ao homem uma espécie de cegueira contínua, entendendo a realidade de forma invertida. O espírito como alienação da própria vida.

O espírito criou uma realidade fictícia a partir de algo irreal e volta ao mundo como se fosse real, aquilo que é inexistente volta de fora como ideologia.

Sendo que a mentira passa a comandar a vida das pessoas, como se fosse verdade, pelo mundo da representação.

Tal produção de ficção do irreal, funciona em todos os níveis da vida humana, na formulação das ideologias.

A razão, as crenças, as ideologias são produtos do limite da extensão do nosso conhecimento, é impossível compreender algo, quando estamos no limite da nossa incompreensão.

Então alguns produtos são os limites do nosso não entendimento, Deus é um desses produtos.

Diz Feuerbach o homem sentiu sozinho, percebeu que a história não tem sentido, que a vida é a repetição do nada, que o homem prende se apenas a um pequeno espaço de tempo, e que no máximo poderá ser a representação desse espaço, na inversão da realidade.

Em relação ao futuro, tudo é vazio, até porque o homem individualmente não tem futuro, o que existe para ele é tão somente o momento, após o instante, não há nenhuma possibilidade para o homem poder ser.

Foi exatamente a questão do contingente que levou o homem a necessidade de inventar Deus, dar a ele a garantia, quando na realidade não poderá ser absolutamente nada, além do que for ao tempo histórico.

Deus é uma invenção humana, não tem existência real, é a projeção de uma ideologia que representa o fracasso do homem diante da não perspectiva da histórica em relação ao seu futuro metafísico.

Com efeito, covardemente, o homem criou deus, enganando a si mesmo, com medo da vida.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 31/08/2017
Código do texto: T6100607
Classificação de conteúdo: seguro