O pensamento político e filosófico de Antônio Gramsci.
Itália 1891-1937.
Filósofo e articulador político, desenvolveu e reformulou a teoria marxista, fazendo uso da epistemologia, refletindo a respeito do conceito da ideologia e do seu funcionamento político na sustentação do poder institucional da política.
Com efeito, sua reflexão versa a respeito da importância da ideologia como mecanismo de domínio político, como o Estado mantém ideologicamente a estrutura política de dominação do proletariado.
Desse modo, a importância da ideologia, a classe dominante para governar com eficiência, precisa por meio da ideologia conseguir consentimento popular.
Exatamente, por esse mecanismo surge o conceito denominado de hegemonia, por meio da ideologia o governo consegue manter no poder, uma hegemonia ideológica como substancialidade política.
Caso específico a burguesia fascista italiana, para Gramsci a ideologia hegemônica efetiva-se por meio de certos mecanismos, sendo alguns institucionais, como a educação, escolas públicas, a religião e os meios de comunicação.
A fé historicamente sempre foi um instrumento de dominação cultural a serviço das elites econômicas, nenhum governo se sustenta sem certo consenso ideológico.
Gramsci nunca acreditou que o liberalismo pudesse solucionar a questão da pobreza da classe trabalhadora.
Portanto, era fundamental um revolução, a problema social só seria solucionado em uma economia planificada, não de mercado livre, ideologia proposta pelo liberalismo.
Sendo assim era necessário uma revolução, entretanto, não é possível fazer uma revolução, sem que a classe trabalhadora entenda o mecanismo de funcionalidade do Estado liberal, as razões do fenômeno pobreza.
Para Gramsci a classe trabalhadora é por essência, naturalmente revolucionária, esclarecida por meio de uma contra hegemonia, em síntese seria outra hegemonia, o proletariado esclarecido.
Com a produção de uma contra hegemonia por meio da consciência crítica será desenvolvido a ação revolucionária, desse modo, seria destruído o Estado liberal e implantado a economia planificada, fundamentada na renda dividida.
Hoje em boa parte do mundo, o neogramscianismo, aplica-se tal conceito, não mais ao marxismo ortodoxo, entendido como defesa do socialismo puro, como substrato da economia planificada.
Entretanto, ao social liberalismo, prática de desenvolvimento econômico com a renda distribuída, contra naturalmente ao neoliberalismo.
Os dois tempos do movimento dialético em Gramsci, muda-se o modelo de Estado desejado, no entanto, não o conceito da hegemonia revolucionária.
A educação é sempre política, fundamental entender qual o lado hegemônico.
Todavia, em sua época, Gramsci propõe a formulação de uma contra ideologia, que na prática é uma ideologia construída por intelectuais de esquerda, ligados aos interesses proletários.
Tais intelectuais tem uma função política estratégica, nas escolas, sindicatos, jornais etc. Portanto, para Gramsci é não possível uma mudança revolucionária da sociedade sem antes construir uma contra hegemonia ao poder político burguês.
Edjar Dias de Vasconcelos.