O pensamento político e filosófico de Antônio Gramsci.

Itália 1891-1937.

Filósofo e articulador político, desenvolveu e reformulou a teoria marxista, fazendo uso da epistemologia, refletindo a respeito do conceito da ideologia e do seu funcionamento político na sustentação do poder institucional da política.

Com efeito, sua reflexão versa a respeito da importância da ideologia como mecanismo de domínio político, como o Estado mantém ideologicamente a estrutura política de dominação do proletariado.

Desse modo, a importância da ideologia, a classe dominante para governar com eficiência, precisa por meio da ideologia conseguir consentimento popular.

Exatamente, por esse mecanismo surge o conceito denominado de hegemonia, por meio da ideologia o governo consegue manter no poder, uma hegemonia ideológica como substancialidade política.

Caso específico a burguesia fascista italiana, para Gramsci a ideologia hegemônica efetiva-se por meio de certos mecanismos, sendo alguns institucionais, como a educação, escolas públicas, a religião e os meios de comunicação.

A fé historicamente sempre foi um instrumento de dominação cultural a serviço das elites econômicas, nenhum governo se sustenta sem certo consenso ideológico.

Gramsci nunca acreditou que o liberalismo pudesse solucionar a questão da pobreza da classe trabalhadora.

Portanto, era fundamental um revolução, a problema social só seria solucionado em uma economia planificada, não de mercado livre, ideologia proposta pelo liberalismo.

Sendo assim era necessário uma revolução, entretanto, não é possível fazer uma revolução, sem que a classe trabalhadora entenda o mecanismo de funcionalidade do Estado liberal, as razões do fenômeno pobreza.

Para Gramsci a classe trabalhadora é por essência, naturalmente revolucionária, esclarecida por meio de uma contra hegemonia, em síntese seria outra hegemonia, o proletariado esclarecido.

Com a produção de uma contra hegemonia por meio da consciência crítica será desenvolvido a ação revolucionária, desse modo, seria destruído o Estado liberal e implantado a economia planificada, fundamentada na renda dividida.

Hoje em boa parte do mundo, o neogramscianismo, aplica-se tal conceito, não mais ao marxismo ortodoxo, entendido como defesa do socialismo puro, como substrato da economia planificada.

Entretanto, ao social liberalismo, prática de desenvolvimento econômico com a renda distribuída, contra naturalmente ao neoliberalismo.

Os dois tempos do movimento dialético em Gramsci, muda-se o modelo de Estado desejado, no entanto, não o conceito da hegemonia revolucionária.

A educação é sempre política, fundamental entender qual o lado hegemônico.

Todavia, em sua época, Gramsci propõe a formulação de uma contra ideologia, que na prática é uma ideologia construída por intelectuais de esquerda, ligados aos interesses proletários.

Tais intelectuais tem uma função política estratégica, nas escolas, sindicatos, jornais etc. Portanto, para Gramsci é não possível uma mudança revolucionária da sociedade sem antes construir uma contra hegemonia ao poder político burguês.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 05/05/2017
Reeditado em 05/05/2017
Código do texto: T5990157
Classificação de conteúdo: seguro