Pôncio Pilatos herói ou bandido.

De origem romana, possivelmente de classe nobre, amigo do imperador Tibério que lhe indicou como governador de Israel.

Fui o quinto govenador da Judeia, o sucessor de Valério Grato, lhe concedido poder absoluto.

A grande pergunta Pilatos é responsável pela condenação de Jesus, possivelmente não.

Pilatos não estava preocupado com conflitos religiosos desencadeados entre o povo judeu. Entretanto, a respeito da condenação de Jesus, apenas uma hipótese.

Pilatos nunca teve bom relacionamento com o povo Judeu, aliás, detestava, estava em Israel ocupando uma função política.

Todavia, Pilatos não era bom, sempre autoritário com condutas abusivas, cruel mandava executar prisioneiros sem condenação.

Pilatos não estava minimamente preocupado com Jesus, sendo o referido um problema dos judeus e não dele.

Pilatos era possivelmente ateu, detestava a religião judaica fundamentada no javismo, o conflito entre Jesus e os sacerdotes, uma disputa do poder eclesiástico.

Pilatos, simplesmente disse lavo as mãos isso é um problema de vocês, entretanto, sabia que Jesus era vítima de uma armação sacerdotal, armada por pastores da fé, possivelmente os verdadeiros responsáveis pela crucificação.

Entretanto, Pilatos permitiu que Jesus fosse torturado, chicoteado, zombado, crucificado, como relata o evangelho de Mateus.

Pilatos era jovem com boa aparência, gostava muito de mulheres bonitas, no entanto, inimigo de Herodes Antipas, o filho de Herodes o grande.

Posteriormente, Pilatos caiu em desgraça juntamente com o imperador Calígula, para também não ser condenado por Roma suicidou no ano 37 depois de Cristo.

No entanto, a morte por crucificação na cruz só era permitido por crimes de marginalidade, contestação política e rebelião contra o poder de Roma, não pelo fato de alguém manifestar como deus. Roma jamais mataria Jesus pelo fato de manifestar como deus.

Porém, o evangelho de Nicodemos sustenta que a condenação de Jesus recai sobre os judeus, Pilatos aparece como se fosse defensor de Jesus, o que provavelmente nunca fora. Todavia, os evangelhos apócrifos não são confiáveis.

A grande questão que Jesus não seria crucificado por Pilatos por ter manifestado como deus, para Pilatos, seria apenas mais um delírio.

Entretanto, o cristianismo ortodoxo grego, reabilitou Pilatos, inclusive canonizado, do mesmo modo sua bela esposa a romana Cláudia Prócula.

Santo Pôncio Pilatos, comemoração do seu dia de santo, pelos ortodoxos gregos, em 27 de outubro.

Entretanto, a Igreja católica também considera como santo, seu dia de comemoração 25 de junho, juntamente com sua esposa santa Cláudia. Com efeito, difícil compreender se Pilatos foi herói ou bandido.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 30/04/2017
Reeditado em 30/04/2017
Código do texto: T5985235
Classificação de conteúdo: seguro