Por quem os sinos dobram ? Autor; John Donne.
" Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula de um continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me , porque sou parte do gênero humano .
Por isso não me perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti ."
Aprendi sobre John Donne quando estudava Literatura Inglesa, há muitos anos, e nunca o esqueci. Este pensador e escritor inglês , nascido no Século XVI , inspirou a Hemingway em sua obra maior " Por quem os sinos dobram", em meados do Séc. XX.
Sobre o egoísmo, sobre aqueles que se consideram donos da verdade, os manipuladores, os egocêntricos, os opressores, os estúpidos, os insensíveis...e todos os que se acham acima do bem e do mal, mesmo que não se apercebam disso, o que não lhes diminui o pecado.
Um pensamento sobre a humildade e o altruísmo, o que não somos e precisamos alcançar, a constante luta interior que travamos a todo o momento, aos quem não engolem as palavras antes de serem ditas, deixa a emoção ditar todas as regras, até quando o dado não lhes dá a vez.