O Debate.
O debate é uma técnica, e como tal , requer aprendizado. Hoje vejo muitas opiniões , diversas, algumas contraditórias, outras equilibradas, e em grande parte taxativas, sem aberturas à contestação, quase uma forma direta de dizer ;"...é isso e acabou !". Uma pena, pois toda a afirmação pode sim, receber uma contraposição, desde que não seja ofensiva, e penso que este é o termômetro para que o mercúrio não suba indevidamente, e interrompa um bom debate.
Uma das coisas que a faculdade me ensinou foi a de ouvir e debater, e eventualmente as carteiras ficavam em círculo, e o professor ao centro, rodando na sua cadeira giratória, e nos ensinando a ouvir e falar, sem sair do tema, sem permitir interrupções, vozes em tom mais elevado, e atropelamentos. Quando um de nos dava a sua opinião, as mãos se levantavam, e ele ia determinando a quem pertencia a réplica. Essas aulas especiais ocorriam uma vez por mês, em disciplinas como "sociologia", "filosofia" , ou "psicologia", e posso garantir, o resultado era surpreendente.
Aprendíamos a respeitar opiniões contrárias, e a dominar a aflição e o controle emocional, pois não se atacam colegas, atacam-se assuntos. Amanhã o tema seria outro, e teríamos que iniciar novos debates.
Mais tarde , trabalhando na Ford , presidi reuniões importantes, com tempo estabelecido, com pautas à serem seguidas, e sem permitir desvios do assunto, o que não significa que o ambiente tenha que ser austero, pelo contrário, a descontração bem azeitada, contribui , e muito.
Tudo isto que estou dizendo é uma reclamação aberta e franca aos vários colegas do famoso " Facebook", e alguns poucos do "Recanto", que se deixam contaminar pela falta de respeito coletivo, impondo a todo o custo as suas opiniões, muitas vezes ofensivas.
Debater é muito gostoso, criar opiniões, é como " interpretar um livro", um texto , o homem sente prazer no livre arbítrio, porque segundo a Bíblia, é uma dádiva de Deus à sua maior criação.