A visita do presidente Ernesto Beckmann Geisel a São Gonçalo-PB (1977)
Em 1977, o presidente da República Ernesto Geisel, penúltimo presidente do regime ditatorial militar, realiza importante visita à Paraíba. No dia 21 de outubro, o presidente chega a João Pessoa. No dia seguinte, logo cedo, o presidente Geisel fez caminhada pela praia de tambaú, em frente ao hotel em que ficou hospedado e tomou banho de mar, na capital, sob os olhares e lentes dos fotógrafos e jornalistas.
Às 7:30 horas, o presidente embarcou num avião turbo-hélice búfalo da FAB, com destino a Cajazeiras. Passando pela cidade, dirigiu-se ao distrito de Boqueirão de Piranhas, com vistas à inauguração da reforma da barragem do açude Engenheiro Avidos. Em seguida, a comitiva se dirigiu a São Gonçalo, para inaugurar o projeto sertanejo.
Geisel chegou ao acampamento numa comitiva composta por veículos modelo Veraneio, um luxo para a época. A realização do evento ocorreu nos edifícios do IAJAT, com a presença de grande número de pessoas, crianças acenando com bandeirinhas do Brasil, havendo pequenos tumultos e uma prisão.
Além do presidente, fizeram parte da comitiva: Maurício Rangel Reis (ministro do Interior), Alisson Paulineli (ministro da Agricultura), José Osvaldo Pontes (diretor geral do DNOCS), Ivan Bichara (governador da Paraíba) Antonio Mariz (dep. federal), Eilzo Matos (dep. estadual) Joaquim Guedes C. Gondim (diretor regional do DNOCS), dentre outros.
A solenidade teve a cobertura da extinta TV Tupi, que transmitiu a matéria em seu jornal noturno, acompanhado por toda a população local. O presidente deixou São Gonçalo bastante impressionado com o carinho e a receptividade calorosa dispensados pela população. O espírito cívico demonstrado pelas crianças, em plena fase de regime ditatorial vivido pelo país, desfraldando pequenas bandeiras brasileiras de papel, revestia-se de caráter análogo aos desfiles do dia 7 de setembro. Logo após, o presidente seguiu para a cidade de Sousa, antes de retornar para João Pessoa.