O que é o Neoliberalismo político e econômico.

O neoliberalismo surgiu de uma redefinição do liberalismo clássico.

Quando a única forma de produzir riqueza era o trabalho e não o sistema financeiro, hoje, uma junção da defesa da política de juros. O capitalismo financeiro.

Com efeito, o neoliberalismo evoluiu influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas, compreendidas como produto do liberalismo econômico clássico.

Com efeito, o neoliberalismo uma corrente de pensamento, muito mais uma ideologia política, que objetiva tão somente a concentração da renda, sem a intervenção do Estado, o que é denominado de mercado livre.

A teoria inicialmente, fundamentada no liberalismo clássico, nasceu nos Estados Unidos da América, teve entre seus formuladores Friedrich A. Haveck e Milton Friedman, da Escola de Chicago.

A politica neoliberal defende a não participação do Estado na economia, sendo que o desenvolvimento só é possível acontecer se existir a concentração da renda.

Não é prioridade para o neoliberalismo, as questões sociais do país, o que está em jogo à plena defesa das empresas e, sobretudo, do capital financeiro, a prioridade da política de juros, a verdadeira razão da pobreza dos Estados nacionais em desenvolvimento.

Reflexo do neoliberalismo aplicado em economias tupiniquins, cujo capital financeiro financia a dívida pública, necessário todas as reformas possíveis, para retirar o Estado das demandas sociais, deixando o PIB para pagar exatamente os juros.

Exatamente, o que acontece com o Brasil, fundamental a liberdade do comércio, o Estado não pode ser defensor dos direitos trabalhistas.

Os neoliberais entendem que o Estado defensor dos princípios sociais, provoca anomalias no funcionamento da sociedade política, constrangendo os agentes econômicos.

Portanto, impede o crescimento, entretanto, não existe desenvolvimento econômico, em um país, isso no sentido pleno, sem a renda distribuída, necessária ao consumo, base fundamental da produção. O que é negado pelo neoliberalismo.

Todavia, o neoliberalismo, está preocupado apenas com o crescimento econômico capitalista, com a concentração da renda, não com preceitos humanistas ligados ao mundo do trabalho.

Sendo assim, defende o Estado não social, a não intervenção do governo no mercado de trabalho, a total privatização das empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais.

A defesa da globalização, a multinacionalização da economia, medidas contra qualquer tipo de protecionismo econômico, diminuição dos impostos e, sobretudo, dos gastos sociais do Estado.

A teoria econômica propõe ainda, a redução dos gastos salariais, como necessário a produção das riquezas, é contraria toda e qualquer forma de divisão da renda, a filosofia imbuída e crescer produzindo pobreza.

A atual forma do governo hoje no Brasil, a prática da adoção do neoliberalismo.

Qual o modelo contrário ao neoliberalismo, o denominado social liberalismo, adotado em países cujo povo não é pobre, pois objetiva o crescimento econômico, a renda distribuída.

Tais quais os países: França, Alemanha, Inglaterra, Japão, Correia do Sul, e, Norte da Europa.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 29/12/2016
Código do texto: T5866314
Classificação de conteúdo: seguro