Behaviorismo como comportamento humano.
Frederick Burrhus Skinner 1904- 1990.
Psicólogo norte americano, nasceu na Pensilvânia, foi professor da universidade Harvard. Sua importância devido ser um grande estudioso contemporâneo da teoria conhecida como behaviorismo.
Estudou e aprofundou as teses desenvolvidas pelo também professor norte americano J.B. Watson 1878-1958, grande teórico, autor da única teoria a respeito do comportamento humano, considerada como científica por Skinner.
Skinner profundamente influenciado pela teoria da evolução, Darwin, o homem como produto evolutivo biológico, e meio ambiente.
No entanto, como existe a linguagem como fator de cognição, o homem é instinto, linguagem como cognição e meio, não apenas instinto e como produto biológico e meio.
Desse modo, o equívoco para Skinner o comportamento humano, resulta de condicionamentos biológicos associados ao meio ambiente.
O comportamento sapiens deve ser entendido tecnicamente por meio de estímulos e respostas, ao meio em que vive, do mesmo modo ao comportamento animal, Skinner.
O grande erro de Skinner, sem negar o princípio do estimulo, o homem desenvolve seu comportamento através das ideologias culturais, exatamente, pelo uso da cognição e estruturação da memória, favorece na construção da funcionalidade da mente.
Skinner opõe a qualquer formatação de construção da memória sustentada no dualismo corpo-alma, pois na verdade tem a velha acepção da alma religiosa como identificação do espírito transcendente metafísico.
Não a alma como princípio da cognição, razão elaborada, no uso da linguagem e na construção de mundos ideológicos orientadores do comportamento global.
Na sua teoria está previsto o controle do comportamento humano, previsão de comportamento e alteração por meio de técnicas aplicadas a psicofisiologia.
Essas mesmas técnicas podem ser transferidas para o campo da educação, particularmente a pedagogia, o que é determinado por ensino pedagógico programado. Portanto, denominado de tecnologia de ensino.
A sua conclusão resultou do isolamento de um animal em um laboratório para estudar o comportamento, por meio do estimulo e resposta.
Tal técnica só é possível aplicar a um animal sem cognição, cujo sentido existencial é o instinto.
Motivo pelo qual entrou em choque com o grande filosofo e linguista Chomsky, a respeito da natureza da linguagem, o homem é uma realidade diversa e complexa, não é só biologia e ambiente, sobre a cognição que constrói ideologias que determinam comportamentos.
Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.