SÓCRATES

O filósofo mais honesto do mundo é Sócrates, pois diz: " só sei que nada sei ", pois somente os pretensiosos afirmam saber de tudo, quando só confirmam sua ignorância. Daí vem aquele lugar-comum de que "a vida é um eterno aprendizado".Então você acha que já aprendeu muito, depois vê a quantidade do que tem que aprender e chega à conclusão de que não sabe nada ainda. Só outro gênio, como Dostoievsky, para afirmar em "Sonho de um homem ridículo" que: "fui à universidade e me tornei mais ridículo ainda". Você caminha, todo orgulhoso , com seu saber enciclopédico, aí vem o senhorzinho da esquina, que já viveu muito mais e lhe dá lições de vida, mesmo não sendo formais, mas de vivência.

Mais tarde, Sócrates afirma: "conhece-te a ti mesmo"; realmente, quem somos nós? Quem sou eu? Quem afirmar que não tem dúvidas só pode estar mentindo. Depois vem Sócrates com a metafísica e o "mundo das ideias", de Platão, seu discípulo; esse mundo ideial , perfeito, fica nas ideias mesmo; quem sabe? É uma aspiração, como todo ideal; a prática e a vida cotidiana são muito mais feias mesmo, mas não faltaram filósofos que tentaram "melhorar" o bicho homem; esses ideiais pregamos na parede e temos como metas a serem buscadas, ou então acreditamos em Hobbes e achamos que "O homem é o lobo do homem" ou preferimos Caetano : "o lobo do lobo do homem"; nem uma coisa nem outra: não esqueçamos que o ser humano é cheio de nuances e capaz, depois de lhe dar uma bofetada, vir , a seguir, a lhe oferecer flores.

Alguns seguem Descartes; claro, quando vamos construir uma ponte, suponho que devamos usar o sistema cartesiano e a lógica, mas querem usar a razão para tudo, aí me lembro do Spock, de Jornada nas Estrelas; nem tudo pode ser explicado pela razão, tanto é que escrevemos volumes e mais volumes sobre as coisas do coração, ou não seríamos seres humanos: a contradição em pessoa!