Quem foi Adolf Hitler.

1889-1945.

Politico alemão, comandou Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Nasceu em 20 de abril de 1889 na Áustria, filho de Alois Hitler, fiscal de alfândega em seu país.

Como político, tinha ódio a duas ideologias políticas, o neoliberalismo americano e socialismo soviético, defendia o nacional socialismo, uma junção dos modelos social e liberal.

Com feito, defensor da classe trabalhadora, detestava a classe média por defender o liberalismo econômico, do mesmo modo, os judeus. Por ocasião da Primeira Guerra Mundial 1914-1918, não foi aceito no exército austríaco devido a sua ideologia nacional socialista.

Procurou o exército alemão sendo aceito, transformou em um soldado valente, entretanto, após a guerra não conseguia nem mesmo emprego.

Alemanha pós-guerra, estava passando por uma grande transformação social, politicamente a monarquia sofria um colapso, a nação sem desenvolvimento econômico.

Alemanha transformou em um terreno propício aos extremismos. Portanto, diversas ideologias, socialismo, comunismo e nacional socialismo.

Nesse período Hitler foi a Munique filiando ao partido nacional socialista, representando os trabalhadores, denominado de movimento Nazista.

Na prática um radical contra o liberalismo razão pela qual era odiado pela direita, do mesmo modo pela esquerda socialista.

A crise econômica de 1929 possibilitou o crescimento do movimento operário na Alemanha. Com efeito, aos poucos o crescimento do Nazismo como ideologia política.

Hitler começava a destacar, grande orador, recebe apoio dos mais variados setores da sociedade alemã.

Em 1933, o partido Nazista era poderoso ao ponto em que o presidente Paul von Hindenburg, foi obrigado a transformá-lo como chanceler da Alemanha.

Em 1934, derruba o presidente alemão, Hindenburg, imediatamente assume o controle ditatorial da Alemanha.

Em 1938 ele anexou a Áustria, 1939 a Tchecoslováquia, a Franca e a Inglaterra, sentiam o perigo, entretanto, com medo silenciaram.

Em 24 de agosto de 1939, fez um acordo com os soviéticos a não agressão mútua.

Em 1 de setembro invadiu a Polônia, em 3 de setembro, França e Inglaterra declaram guerra a Alemanha, o começo da Segunda Guerra Mundial, 1939-1945.

Nos primeiros anos vitórias da Alemanha, Alemanha derrota a França, Inglaterra fragilizada, Hitler domina praticamente a Europa de 1941 a 1944.

Quando todos pensavam que Alemanha venceria a guerra, os americanos aliados aos ingleses tomaram bases importantes na França e Itália.

Todavia, o verdadeiro motivo da Alemanha perder a guerra, Hitler invade a União Soviética, a Alemanha é destroçada, sendo que imediatamente, sofre um ataque mortal dos Estados Unidos, em 7 maio de 1945 a guerra tinha terminado.

De 1939 a 1942, a Alemanha era entendida como invencível. A ideia de Hitler, criar o grande império germânico, um povo originado de uma raça pura, para tal procurava eliminar todas as formas de diferenças culturais.

Entre as culturas diferentes estavam judeus, ciganos. Em 30 de abril de 1945, cercado pelos russos, desesperadamente mata a esposa Eva Braun, sua namorada, em seguida pratica seu próprio suicídio.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 23/10/2016
Reeditado em 24/10/2016
Código do texto: T5800342
Classificação de conteúdo: seguro