O que é a teoria do conhecimento aproximado em Bachelard.

O desenvolvimento da epistemologia histórica formulada pelo matemático e filósofo Bachelard.

Portanto, a teoria que difere do saber aproximativo, aplicado diretamente as ciências do espírito. Segundo Bachelard não se trata diretamente de tal relação.

O saber aproximado nas ciências sociais, é aquele que por meio do mecanismo do conhecimento não é possível chegar ao entendimento objetivo.

Desse modo, proposições relativas e subjetivas. O sujeito não é inteiramente cognitivo, em relação ao saber objetivo.

Com efeito, o saber indutivo, tem relação epistemológica semelhante, as ciências do espírito. No entanto, não se trata de tal especificidade.

Não obstante, a impossibilidade do saber absoluto em relação ao objeto, pela observação objetivando a comprovação da hipótese.

Aplicação da metodologia usada como método indutivo ao campo das ciências naturais. Sendo assim, o saber aproximado, o conhecimento do objeto, por meio da experiência empírica, por sucessivas retificações, Bachelard.

As constantes reformulações paradigmáticas, em condições segundo as quais o verdadeiro saber pode ser compreendido por meio das contradições.

Desse modo, o uso do método dialético, ensaios e erros. Portanto, o conhecimento aproximado, também nas ciências da natureza.

Todavia, o que é mais verdadeiro, é extraído das proposições, as quais em parte costumam ser falsas. Portanto, por meio de hipóteses em constantes polêmicas em relação aos erros.

Sendo assim, a epistemologia funciona através do permanente requestionamento, na tentativa de compreender os saberes objetivados, sustentados por paradigmas questionados, historicamente.

Professor; Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 13/10/2016
Código do texto: T5790138
Classificação de conteúdo: seguro