Como nasceu a teoria do Big Bang.

Em 1927 em uma sala de aula, um padre muito inteligente ministrava uma aula comum, quando um determinado aluno lhe perguntou, como nasceu o universo ? Boa pergunta respondeu o padre.

Georges Lemaitre, 1894-1966, respondeu o universo surgiu de uma grande explosão, o que foi denominada de teoria do Big Bang. Portanto, Lemaitre foi o primeiro teórico a propor o modelo teórico do nascimento do universo.

Posteriormente, sua teoria foi usada por um grande astrofísico, o norte americano Edwin Hubble 1889-1953, em seguida por outro astrofísico o soviético, George Gamow, ambos aprofundaram o modelo proposto pelo padre belga.

Qual a importância de Hubble na história da confirmação da teoria do Big Bang, o referido astrofísico, procurou medir as distâncias e velocidades das galáxias,.

Após seus estudos, concluiu que quanto mais distante for uma galáxia, maior a velocidade da mesma em relação ao seu afastamento da terra.

Tal observação levou Hubble a definir que o universo está em contínua expansão.

Por meio da referida observação Hubble defendeu que Lemaitre estava certo, quando formulou a teoria do Big Bang. Entretanto, Fred Hoyle, procurou ridicularizar a teoria, todavia, era muito tarde.

Desse modo, Hubble, ficou muito famoso por ser academicamente astrofísico, motivo pelo qual consagrou a descoberta de Lemaitre.

No entanto, hoje é também aceito, que a base teórica do padre para desenvolver sua teoria, da origem do universo, teria sido a ideia da expansão do mesmo.

Com efeito, o novo entendimento, de algum modo nega a originalidade do astrofísico norte americano.

Lemaitre escreveu um artigo famoso em francês, publicado nos Anais da Sociedade Científica de Bruxelas, sua tradução para o inglês omitiu as considerações a respeito do afastamento das galáxias.

Na verdade Lemaitre e Hubble partiram dos mesmos pressupostos para entender a origem do universo, entretanto, Lemaitre publicou suas conclusões antes.

Com efeito, se aconteceu plágio, isso é uma outra questão, fundamental mesmo é ressaltar a grandeza científica do exuberante padre.

Não obstante, é bom refletir, que a ideia de um único Big Bang, é um equivoco, pelo fato da existência de trilhões e trilhões de universos contínuos, intermináveis.

Com efeito, foram também Implosões incalculáveis, o que não foi previsto pela teoria original.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 10/10/2016
Reeditado em 10/10/2016
Código do texto: T5786895
Classificação de conteúdo: seguro