O pensamento fenomenológico de Maurice Merleau- Ponty.
A teoria da fenomenologia formulada por Merleau-Ponty.
Como o referido enxerga o mundo e interpreta pela sua teoria da percepção.
Consciência dialética sobre a qual a memória observa e interpreta os fatos fenomenológicos.
Em Conformidade com a estrutura cognitiva da mente.
O mecanismo perceptivo na compreensão da matéria externa.
Colocada dentro do campo existencial da memória.
A consciência transforma em parte o fenômeno na análise.
Desse modo epistemologiza o fenômeno.
Seu trabalho hermenêutico foi substancializado pelo fundador da fenomenologia.
Edmundo Husserl.
Cuja natureza teórica, fundamenta na teoria da intencionalidade.
A teoria substancia se na construção teórica, na forma de postar o corpo na relação dialética.
Uma síntese para entender o corpo na dialética da captação.
Relação do corpo mente e mundo das impressões.
A mediação da dialética das sínteses a priori, com o cérebro já formatado.
Não se conhece, abstratamente, sem contextualização cognitiva.
Portanto , a dificuldade da teoria da percepção.
Conhecer é uma relação dialética percebida pelo corpo por meio da mente.
Sem desconsiderar a estrutura cognitiva anterior.
Com efeito, o mecanismo fenomenal, uma modalidade de cognição.
Um modus operandos, sustentando na estrutura do mundo.
Aprendizagem por intermédio de um olhar que envolve a relação da linguagem com o mundo cognitivo.
A essência da questão.
No entanto, entende Ponty que as lógicas convencionais em a referência a percepção.
A psicologia deixa de explicar no momento que a consciência passa ser integrada ao mundo.
Sem tais limites, não é possível entender as sensações em suas purezas.
Desse modo, o objeto fenomenológico é implantado no espaço dialeticamente.
A partir do qual o objeto é analisado historicamente.
A pergunta de Ponty.
Onde está a base constitutiva do conhecimento.
Simplesmente, no processo de significação.
O que está sendo captado pela lógica racional.
O fundamental é a percepção.
A conexão entre objetos perceptíveis na relação da consciência e a complexidade do mundo.
Na esfera humana.
O contexto histórico, o mundo cultural simbólico.
Sobretudo, a verdade a qual deve ser construída.
Todavia, a consciência dialética que sinaliza a possibilidade dar significação as coisas.
Apesar dos diversos paradigmas.
Paradoxos existenciais culturais.
O sapiens cria suas análises, sendo que cada ser é visto como pequena partícula de mundo.
A relação de consciência entre as diversas memórias.
A interação entre a consciência e o objeto, através do método dialético.
Observação dos antagonismos.
As grandes obras de Ponty, a respeito da natureza da psicologia.
Estrutura psicológica do comportamento, 1942.
A Fenomenologia da Percepção, 1945.
Em seu momento mais político, formulou diversos ensaios.
Em defesa da teoria marxista.
Nos anos 40 escreveu uma apologia a respeito do comunismo soviético.
Humanismo e Terror, 1947.
Em 1955 escreve o seu grande livro, aproximando do pensamento social liberal.
As aventuras da dialética.
Decepcionando com modelo socialista russo.
De certo modo abonadona o marxismo, transformando apenas em mais uma epistemologia.
Como hermenêutica para compreender a verdade.
Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.