Segunda Guerra Mundial.

A Segunda Guerra Mundial aconteceu devido em parte as imposições impostas pela Primeira Guerra Mundial, pelos vencedores, por meio do Tratado de Versalhes, prejudicando essencialmente os alemães.

Em consequência a Alemanha atravessava crises contínuas econômicas, Hitler soube aproveitar tais situações em benefício do seu ideário nacional socialista.

Japão, Itália e Alemanha, desejavam modificar a ordem internacional imposta pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial, com objetivo de recuperar suas economias internas.

Tais países adotaram na década de 30 uma política externa agressiva com a finalidade da expansão territorial, militar e econômica.

França e Inglaterra adotaram uma política de pacificação, pois eram beneficiados pela nova ordem.

Com efeito, o Japão invadiu em 1931 Manchúria apoiado pelos chineses, vitorioso lança guerra contra a China 1935. A Liga das Nações condenam o expansionismo japonês na Ásia.

Itália governada por Mussolini em outubro de 1935, invade Etiópia, Abissínia no leste da África, em 1936 toma a capital, Adis Abeba, Mussolini proclamou o rei italiano Vítor Emanuel III imperador da Etiópia. Em 1939 Mussolini anexou Albânia a Itália.

Hitler afirmou que Alemanha tinha o direito a sua expansão, em março de 1936, ocupou a Renânia região do rio Reno, fronteira entre a França e Alemanha, essa região deveria ficar desmilitarizada pelo Tratado de Versalhes.

A França não reagiu a tal acontecimento, pois estava envolvida com conflitos internos entre partidos de orientação marxista e forças burguesas simpatizantes ao fascismo.

No entanto, Alemanha em 1938 anexou a Áustria, sem guerra, isso porque, alegando que ambos os povos da mesma origem, o povo austríaco deu legitimidade a tal ato por meio de um plebiscito, por ser simpático ao nazismo.

Em seguida Hitler anexou à região dos Sudetos na Tchecoslováquia, com três bilhões de habitantes, em março de 1939 Hitler invade a própria Tchecoslováquia, a França e a Inglaterra pensava que o problema do mundo fosse o socialismo da União Soviética, enquanto Hitler preparava para novas invasões.

Em 27 de agosto de 1939 assinou o decreto secreto da não agressão mútua com União Soviética, logo em seguida Stalin e Hitler decidiram ocupar a Polônia, invasões a outras regiões pelos dois ditadores.

Após tal acontecimento, a Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha, foi quando de fato iniciou a Segunda Guerra Mundial. Com efeito, o conflito mais violento da história política da humanidade, de 1939 a 1945.

A Segunda Guerra envolveu 58 países, principais choques foram desencadeados na Europa, entre outras regiões o Norte da África e o Extremo Oriente.

Em um primeiro momento, a guerra ofensiva nazista, nessa fase com a participação da Itália, sendo que posteriormente, a União Soviética e os americanos ficaram do lado dos aliados.

De abril de 1940 a junho do mesmo ano, os alemães dominaram a Dinamarca, Holanda, Bélgica, Noruega, sendo que em 14 de junho os alemães invadem a França, uma parte do território controlado por forças nazistas, parte do povo francês, a burguesia era favorável ao fascismo.

A Itália percebendo a derrota dos franceses Mussolini fica favorável a Hitler, nesse momento apenas a Inglaterra era adversário do nazismo, em 1941 aconteceram dois fatos importantes, a entrada da União Soviética e dos Estados Unidos na Guerra.

Com a entrada da União Soviética na guerra Hitler procura romper os acordos anteriores com os soviéticos, invadindo o país em 22 de junho de 1941.

Por outro lado, o Japão invade a base militar americana no mesmo ano em Pearl Harbor em dezembro de 1941 no oceano pacífico.

Exatamente nesse instante com a participação das duas potências a guerra tornou-se realmente mundial, formando duas frentes: as potências do eixo, Alemanha, Japão e Itália.

As potências aliadas, Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética.

Em 1941 a 1942, os alemães apoiados por húngaros, finlandeses, italianos e espanhóis, invadem o território soviético aniquilando o exército soviético.

Todavia, na grande batalha em Stalingrado, a mais violenta de todas, o exército alemão perde, terminando com a invencibilidade do exército alemão.

O avanço soviético conquistando todos os povos controlados pelos alemães, tais quais: Finlândia, Bulgária, Hungria, Romênia, Polônia e Tchecoslováquia, entrando vitoriosamente em Berlim e dividindo a Alemanha em duas, se bem que objetivo de Stalin era incorporar Alemanha no território soviético.

Até então os Estados Unidos, ajudavam os aliados com sua força industrial e não tanto com soldados, navios, tanques, aviões, e, toneladas de equipamentos bélicos produzidos pelos Estados Unidos.

Alemanha já destroçada pelos soviéticos, inglês e norte americanos bombardearam as cidades da Alemanha, mais com a finalidade de assustar o poderio soviético e evitar a implantação do socialismo no mundo.

Em 1943 na Sicília, os americanos e ingleses, invadem a Itália, ocupam Roma prende Mussolini, sendo o referido fuzilado. Em 1944 os aliados desembarcam na Normandia, França, foi praticamente o final da Segunda Guerra, libertando a mesma das forças militares da Alemanha.

Em 25 de abril de 1945, Berlin cercada, Hitler e sua mulher Eva se matam, sendo que em maio de 1945 Alemanha se rende.

Em 6 e 9 de agosto, Estados Unidos usam suas bombas Atômicas, Hiroshima e Nagasaki, verdadeiro objetivo estratégia para impressionar Stálin, objetivando a divisão do mundo.

Alemanha foi dividida em duas, República Federal Alemã, capitalista capital em Bonn, sobre a influencia americana.

República Democrática Alemã, Alemanha Oriental, capital Berlim sobre o comando soviético.

Em 1961 foi construído o Muro de Berlim, o que foi derrubado em 1990, com a implantação da política liberal na União Soviética por Gorbatchev acabando com o império socialista.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 06/09/2016
Reeditado em 15/09/2016
Código do texto: T5751956
Classificação de conteúdo: seguro