As razões políticas da primeira guerra mundial.

Século XX a Europa praticamente constituída em nações. Prússia tinha transformada na Alemanha. A região com grandes conflitos, resultados de interesses econômicos entre as potencias. Sobretudo, Alemanha e França.

Principais conflitos, as disputas coloniais, a questão do mercado interno, ausência de consumidores necessários ao consumo dos produtos industrializados.

Com efeito, a luta para conquistar mercado para os produtos industrializados. Por outro lado, as disputas de colônias na Ásia e na Ásia. A industrialização da Inglaterra e a Alemanha, a concorrência na expansão dos produtos fabricados.

Outra questão a ser considerada, o nacionalismo, diversas regiões da Europa nasceram de movimentos nacionalistas. Portanto, o objetivo, agrupar as regiões sobre a titula de um mesmo Estado, sendo os principais: pan eslavismo, união de todos os povos eslavos, parte oriental da Europa, liderada pela Rússia. Pangermanismo: a unificação de povos germânicos da Europa central liderados pela Alemanha.

Outro fato que deve ser analisado, o revanchismo francês: visava vingar a derrota francesa para Alemanha ano de 1870, a recuperação da Alsácia-Lorena. As rivalidades internas desenvolveu a paz armada, levando a produção de armas, preparando para os conflitos.

As nações fizeram acordos entre si, como forma de defesa.

Tríplice aliança: Alemanha, Áustria, Itália.

Tríplice Entende: Inglaterra França e Rússia.

Após o início da guerra tal ordem foi modificada.

Deflagrada a guerra os rivais ficaram constituídos do seguinte modo: Por um lado: Alemanha, Império Austro-Húngaro, Turquia e Bulgária.

Por outro, França Inglaterra, Rússia, Japão, Grécia, Romênia, Bélgica, Portugal, Sérvia, Japão, Brasil, Itália, Estados Unidos.

O conflito de Marrocos, entre os anos 1905 a 1911, a disputa da região de Marrocos, norte da África. Portanto, na conferência de Algeciras, alemães e franceses, foi determinado na conferência, que A Alemanha teria direito a uma pequena faixa de terra ao sudoeste africano.

Alemanha não aceitou acordo, para evitar uma guerra foi cedido uma grande parte do congo francês. Entretanto, o início da guerra foi devido a um fato denominado de crise balcânica, conflito entre as potencias europeias com a península Balcânica.

O nacionalismo da Sérvia, sobre a proteção da Rússia, o expansionismo da Áustria aliada a Alemanha, sendo que Áustria anexou a Bósnia Herzegovina, o que não foi aceito pela Sérvia, prejudicando o nascimento da mesma como Potência.

No entanto, a razão superficial da guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, sendo que sua esposa também foi assassinada, fato acontecido na cidade Sarajevo junho de 1914.

Autor do assassinato o estudante Gavrilo Princip que fazia parte de uma organização secreta nacionalista, Unidade ou Morte, a serviço do governo Sérvio.

Com efeito, Áustria declarou guerra à Sérvia, a Rússia a Áustria, Alemanha a Rússia, posteriormente, a França, para atingir a França, Alemanha e Áustria invadem a Bélgica, em seguida Inglaterra declara guerra a Alemanha.

A guerra passa por vários movimentos e estratégias de 1914 a 1915, até 1917 guerra de trincheiras em que cada um dos lados procuram garantir suas posições.

Em 1918, Alemanha introduz tecnologias novas, sendo que Estados Unidos entra na Guerra 1917, fortalecendo a aliança Entende, a Rússia sai da guerra 1918 com a revolução socialista.

Em novembro de 1918, a tríplice aliança assina armistício em situação desvantajosa para os perdedores, vários territórios são divididos, incorporados aos vencedores, possibilitando também o nascimento de novos países entre eles: Tchecoslováquia, Hungria, Polônia, Iugoslávia, Letônia, Lituânia e a Estônia.

Com Tratado de Versalhes, a Alemanha teve que devolver a região da Alsácia-Lorena a França, ceder parte do território, Bélgica, Dinamarca e a Polônia, ainda entregar navios mergantes a França, Inglaterra e a Bélgica, ainda pagar uma grande indenização aos países vencedores.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 30/08/2016
Reeditado em 30/08/2016
Código do texto: T5744201
Classificação de conteúdo: seguro