O Pensamento de Lênin.

União Soviética 1870-1922.

Lênin, cujo nome Vladimir Illitch Ulianov, foi o grande articulador da revolução Russa de 1817, com ótima formação política sustentada no materialismo histórico, teoria construída por Karl Marx.

Sua ideia fundamental a formação do povo politicamente, o desenvolvimento da consciência revolucionária proletária.

Para ele a consciência crítica política não nasce espontaneamente, necessário portanto, certa formação como processo de síntese dialética, na destruição das ideologias impostas pelo liberalismo econômico.

Portanto, para Lênin é necessário a existência de um partido político, como instituição orientadora, objetivando a formação política das classes operárias oprimidas.

O partido formado por homens, cuja situação de classe social é revolucionária. Portanto, a verdadeira natureza partidária em um primeiro momento é orientar corretamente os trabalhadores despolitizados.

Entretanto, a ideia de Lênin a respeito da acepção partidária, é formulada a partir da acepção do centralismo democrático.

Portanto, como pode se formar tal morfologia, a não ser segundo Lênin pela consulta prática aos núcleos dos trabalhadores.

Com efeito, como se daria tal articulação, os operários os sovietes, o que na prática levou a burocratização do partido.

Desse modo, consequentemente, o afastamento de suas bases populares, o que não foi naquele momento histórico percebido pelo próprio formulador, Lênin.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 04/08/2016
Código do texto: T5718515
Classificação de conteúdo: seguro