Cultura Helenística.

O helenismo como movimento cultural nasceu da junção da cultura grega com a oriental, mimética resultada do império grego desenvolvido pela expansão do mesmo sobre oriente, por Alexandre o grande.

Não apenas a cultura grega influenciou a cultura oriental, muito mais a referida a respeito do grande império grego.

Desse modo, do mecanismo dialético de influências mútuas, surgiu a cultura helênica, com uma perspectiva cosmopolita, em oposição as culturas regiões tribais.

O mundo grego, posteriormente, influenciou a complexidade dos povos ocidentais, saindo naturalmente do regionalismo da polis grega.

Entretanto, quais foram os centros principais da difusão da cultura grega, entre as grandes cidades, podemos destacar Antioquia, Pérgamo e Alexandria.

A importância de Alexandria, transformou no maior centro cultural do mundo antigo, com uma biblioteca de 100 mil volumes, com referências ao saber científico do mundo daquele período histórico.

Com influências em diversas disciplinas, sistematizadas a partir da Filosofia, denominadas por princípios de incertas, descrenças fundamentadas no materialismo, isso especificamente no mundo grego.

Um dos grandes filósofo Zenão de 336-263, antes de Cristo, fundador da Filosofia estoicista, cujo fundamento, a pessoa humana deve aceitar o próprio destino, motivo pela não contrariedade as leis naturais, o que é a priori determinado pela própria natureza.

Epicuro 342-271, fundador do hedonismo, defendia que o homem deveria buscar como prática da felicidade o prazer, pois apenas o mesmo representa o fundamento do bem, enquanto a dor é a natureza do mal.

Ao lado de tais sistemas, a Filosofia de Platão, Aristóteles, Plotino, consecutivamente em evolução, posteriormente, Santo Agostinho, Tomás de Aquino, Descartes e todas as variáveis da Filosofia moderna.

Já em Alexandria, a prática do intercâmbio em os sábios gregos e os povos orientais, possibilitou a evolução da escola de Alexandria, com o desenvolvimento técnico científico.

A geometria com fundamentação de Euclides, a Astronomia elaborada por Hiparco e Erastóstenes posteriormente a Física com Arquimedes, sendo que Hiparco fui um dos primeiros a perceber a movimentação da terra em torno do seu eixo.

Entretanto, Aristarco e Ptolomeu perceberam a movimentação do sol em torno da terra, formulando a teoria geocêntrica.

Portanto, a teoria que possibilitou a criação da Física de Aristóteles, que serviu de base para constituição da cosmologia de Tomás de Aquino.

Superada posteriormente por Copérnico e galileu, a visão heliocêntrica possibilitando o nascimento da Física Clássica elaborada por Newton.

Em uma evolução constante, em contradição a Física clássica a Física de partículas, denominada de moderna, conhecida etimologicamente como quântica, princípio de incerteza em Heisenberg e a teoria da relatividade desenvolvida por Einstein.

No entanto, o que é importante ressaltar tudo que existe em referência ao desenvolvimento das ciências em geral, do nascimento a evolução, tudo remonta-se particularmente de uma grande síntese da qual surgiu o pensamento helênico grego.

Com efeito, a extensão da História sempre será de algum modo grego. Pois o mundo é uma invenção do helenismo, sendo o mesmo herança do oriente.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 01/08/2016
Reeditado em 01/08/2016
Código do texto: T5715415
Classificação de conteúdo: seguro