O que é a filosofia estóica.

Mundo helênico, Grécia de Zenão Cítio.

336-263.

Zenão de Cítio, um dos fundadores do estoicismo, defende como filosofia a aceitação da dor física, como fundamento na resistência humana, diante dos sofrimentos proporcionados pelo mundo.

Não é uma atitude inteligente, rebelar diante dos males da vida, proporcionados por leis naturais, como a dor, o sofrimento, a própria morte, o sofrimento é da natureza da vida, faz parte da sua essência, o sofrimento.

Portanto, diante de coisas inevitáveis, o melhor mesmo, com resignação aceitar o que está de certa forma determinado, como evolução e declínio da própria vida.

Com efeito, o ideal da vida, conforme defende a etimologia técnica estoíca, a apatheia, cujo significado viver com serenidade, ser tranquilo diante das adversidades da vida, o que não pode ser confundido com a terminologia determinada como apatia.

A serenidade proposta pelo estoicismo, diante dos fatos reais irreversíveis sustentados em acontecimentos universais, o melhor mesmo aceitar as leis universais cosmológicas que determinam a vida.

Com efeito, morrer suavemente, sem acirramento com antagonismos indeléveis a respeito da existência humana.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 25/07/2016
Reeditado em 26/07/2016
Código do texto: T5708451
Classificação de conteúdo: seguro