Dia Mundial do rock e outras curiosidades...

Sobre o dia 13 de julho ...

Fiz este artigo, apesar de atrasado com uma série de idéias mescladas como: datas importantes, a importância histórica, significados do genêro e curiosidades sobre este dia que não é comemorado em outros países exatamente nesta data. A primeira curiosidade sobre o termo “rock in roll”, palavra inglesa com a conotação que significa o verbo: ir dançar e depois transar, talvez por ter este significado dicionarizado ele possa ser discriminado por muitos não é? Segunda colocação é sobre a influência que tem no mundo como nas grifes de moda, nos estilos de vestuário, e no cinema como os filmes THE Wonders, ACONTECEU EM WOODSTOCK (2009), ESCOLA DE ROCK (2003), PINK FLOYD – THE WALL – O Filme (1982) ACROSS THE UNIVERSE (2007) e em grifes como: Rolling Stone, Sonia Rockiel, Fhashion Rock in roll”, The Kills, The Beatles...

Vamos ao dia 13 de julho de 1985, em que Bob Geldof organizou o evento chamado: “Live Aid”, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia,que contou c/ a participação de bandas como: Led Zeppelin, Janes Joplin, Ramones, The Who, Status Quo, , Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath...

Estas bandas que iniciaram o evento tiveram grande importância na história do rock por gerações que teve inicio com um dos percussores do rock in roll Elvis Presley, e outros como Chuck Berry no final de 50 e inicio de anos 60, rock com as versões do jazz, do blues, que iniciaram todo este movimento e estão presentes até os dias de hoje, seguindo com The Beatles a partir de 60, logo mais surgiram as bandas de 70 que participaram do festival como The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Black Sabbath a última influenciou muito outras bandas, outros nomes foram ganhando espaço, como Pink Floyd, Deep Purple, Nazareth, e na década de 80 mostrando a cena do rock; tiveram destaque do rock anos 80: Scorpions, A-Ha, AC/DC, Iron Maiden, Whitesnake, Kansas, U2, Duran Duran, Heart, Marillion, Supertramp, The Cure, Tears for Fears, Pearl Jam, Bon Jovi, Alphaville, Metallica, Kansas, The Jorney, Asia, Van Halen, Foreigner, Bostom, e muitas outras, na década de 90 como Nirvana, Alice in Chains, Soud Gardem, Korn, Red Hot Chilli Pepers, são muitas p/ lembrar tudo bem pessoal?

O interessante em escrever este artigo é entender porque o "Dia Mundial do Rock", só é comemorada no Brasil. Esta data começou a ser celebrada em meados de 1990, quando duas rádios paulistanas 89 FM e 97 FM começaram a mencionar a data na programação. A partir daí tornou-se popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada em todo o resto do mundo, mais porque né? Eles não declaram exatamente a importância da comemoração mais sim a data que ele é comemorado, pois em alguns países e localidades não têm uma data específica para celebrar esse estilo musical ou têm outras datas. Nos EUA, poucas pessoas comemoram a data no dia 9 de julho, em homenagem ao programa "American Bandstand, de Dick Clark, este divulgou a importancia deste genêro musical que ocorreu nos EUA, em outros lugares existem mais datas significativas para a história do rock como o dia 5 de julho, quando, em que Elvis Presley gravou uma versão mais rápida do blues That's All Right em 9 de fevereiro de 1964, os Beatles se apresentaram pela primeira vez nos EUA.

Existem outras datas aludidas no dia 13 como o Tratado de Berlim que torna a Sérvia completamente independente, e no Brasil comemora-se também o dia do cantor, então, estas são açgumas curiosidades, obrigado por lerem, podem opinar se quiserem.

marcela sonhadora (pensadora)
Enviado por marcela sonhadora (pensadora) em 14/07/2016
Reeditado em 16/07/2016
Código do texto: T5697822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.