Liras ao Vento
Reflexões
Reflexões
Um livro é como um filho: bonito ou feito, o pai o ama, e procura defendê-lo contra invasões e agressões que lhe tira a paternidadade, e o fere no brio da criação; a vida me ensinou contudo que os sebos (alfarrábios) são o cemitério das vaidades. Amo, como virtude, a dignidade sem ostentação, a bondade viril sem artifícios, bens recebidos na casa paterna.
Não me esqueço do que aprendi com inesquecível mestre: muito me aborrece deixar as coisas pela metade. Posso não tocar num assunto, dizia ele, mas se nele toco, tenho de levá-lo até o fim: nada deve ficar na sombra.
A reputação de um dentista, médico, padeiro, pedreiro, depende apenas do que ele faz.
Liras ao Vento terá uma segunda edição, literalmente revisada e, quem sabe, melhorada, cujo único objetivo é reeditar-me historicamente, ou seja, como ser humano. Assim é e deve ser a vida.
Para orgulho de uns e desespero de outros,o jornal Estado de Minas, edição do dia 17 de junho de 2012, estampa em sua primeira página: "AS MARCAS DA TORTURA SOU EU, FAZEM PARTE DE MIM". (DILVMA VANA ROUSSEFF, hoje a presidente do Brasil). A repórter Sandra Kiefer, que obteve documentos inéditos em que Dilma relata ter sido pendurada por seus algozes mineiros no pau de arara, apanhado palmatória e levado choques e socos que a marcaram para o resto da vida. "Me deram um soco e o dente se deslocou e apodreceu".
Chesterton, Gilbert Keith (1847-1936) na época muito badalado: "Quem fica louco não é o poeta que pôe a cabeça na lua, mas o físico que quer por a lua na cabeça..." A classe média foi e continua reacionária. É uma pena! Eu já vivi um pouco de tudo. O convívio íntimo com a ciência mais abstrata me mostrou na carne as ambiguidades desse tipo de pensamento, e posso afirmar que o que digo hoje nas reflexões de Liras não são considerações generalizantes, mas, para mim, verdades profundamente vividas e sofridas. Liras ao Vento não foi ideia minha — mas uma...intimação? Quando se tem a coragem de se despir publicamente várias podem ser as consequências: reprovação ou aprovação — isso acontece quando a teia das emoções envolvem fatos e personagens do nosso cotidiano. Assim é a vida!
"Como místico busquei a transcendência. Foi uma fase intensamente voltada para dentro de mim mesmo, muito poética mas também muito solitária. E os poemas e crônicas que escrevi nessa fase refletiam ao mesmo tempo essa busca de fusão e essa profunda solidão. Meu desejo de participar, de não ficar à margem dos acontecimentos, com o sentimento que me ligava à transcendência, mas através do Cristo encarnado no mais pobre dos pobres". Isso é AMOR. O que me norteia é o compromisso com a minha própria consciência, com a minha verdade interna. De repente descobri que até então eu encontrava uma saída coletiva, e não a minha individual. Tenho procurado o meu caminho. Tudo o que se afasta do caminho tradicional, do roteriro-estabelecido, é condenado, massacrado, amarrado e preso numa cruz. Exemplo: O Cristo Jesus.
Hoje, parece que já faz parte da consciência coletiva que é preciso uma profunda transformação nas relações humanas, e imediatamente para que se reverta esse quadro de incerteza.
Isto quer dizer que, visto assim levianamente, o fim da história pode ser o fim do mundo...
A auto-suficiência do homem tradicionalmente requer a mulher como sua propriedade na relação com os outros. O homem heróico é aquele que vive isolado, que não precisa de ninguém, aquele que é capaz de viver errante em buscas de aventuras.
Tal como Ulisses, que durante vinte anos andou o mundo inteiro e depois de tudo acabado volta a sua casa e encontra Penélope, esperando-o.
E o símbolo de Penélope é muito interessante: ela era aquela que desmanchava de noite tudo aquilo que criara durante o dia. O mito mostra o homem sendo obrigado a criar para sobreviver num mund hostil e a mulher, passiva, esperando sempre e sempre destruindo o que cria. Nos contos de fadas tudo termina de maneira feliz. Mas Branca de Neve, Cinderela ou a Bela Adormecida são mulheres que esperam passivamente o príncipe salvdador. Por outro lado, na saga de Peer Gynt, de Ibsen, o herói que vagou a vida inteira vem morrer nos braços da noiva virgem que deixara há muitos anos e lhe permanecera fiel...
A mulher deve ter uma conexão íntima não uma oposição, uma intimidade e não um controle com o mundo e os outros sem se perder.
Só os poetas e os místicos, os artistas e os criadores são capazes, entre os homens, de alcançar essa intimidade, e por isso são reconhecidos como marginais pelos outros homens.
A subjetividade é alocada à mulher e a objetividade ao homem, e os homens subjetivos, por mais importante seja a sua missão cultural, são sempre desvalorizados. "O mundo da reflexão importuna quem concentra coisas e coleciona espelhos. O sufoco dos afetos mal resolvidos desfazem a pulsão de vida".
"A esta hora da noite ninguém passando na rua/só o sereno e a lua/somente a rua na rua".
Sobre o poema Carmo do Rio Claro, disse um crítico: "É cantiga, é oração, é poesia bela, comovente e necessária, por sua ousadia de imagens e pela ruptura que representa com as características da produção poética brasileira mais recente. Em sua grandeza, o poema comove, instiga, e dialoga com a melhor poesia brasileira, sobretudo de dicção mineira, como Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, e Contemplação de Outro Preto, de Murilo Mendes. Reconhecemos nessa poesia não este ou aquele poeta, mas lugares-chave de nosso lirismo".
É apenas na segunda medate da vida, no seu caminhar para a morte, que começa o princípio da individuação. Segundo Jung, a individuação é um novo tipo de conexão com o outro e com o mundo. Já maduro, o homem é capaz de voltar a se relacionar com o mundo e com os outros a fim de cumprir a sua plenitude. Se a cruz é lugar de martírio, é também o lugar das melhores esperanças.
Roberto Gonçalves
Escritor
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