A Teoria do Inconsciente Formulada por Freud.

1856-1939.

Passagem do século XIX para o século XX, Sigmund Freud, austríaco, médico e neurologista fundador da psicanálise.

Foi o formulador de uma teoria a respeito da mente, revolucionando o pensamento em diversos aspectos, o mecanismo do inconsciente.

Entretanto, na sua teoria da mente, no funcionamento da memória, sempre rejeitou categoricamente, a relação de identificação entre a consciência e psiquismo, em referência ao conjunto dos mecanismos psicológicos.

O senso comum sempre imaginou que não há nada na memória além do que se sabe, denominado de consciência.

Com efeito, fazendo acreditar que a consciência e a memória fossem a mesma coisa, discordância freudiana, em relação a sua teoria do funcionamento do cérebro.

Desse modo, antagonicamente, a mente teria poder para conhecer tudo, sendo tal procedimento sua razão de ser. Freud contrariamente discorda explicitando sua teoria do inconsciente.

Sigmund enfatiza peremptoriamente, que a consciência não é propriamente a consciência, sendo o psiquismo dominado em essência pela substancialidade do inconsciente.

Portanto, a outra parte da memória entendida como consciência, aspecto, aliás, reduzido é determinado proporcionalmente por mecanismo do inconsciente, motivo das pessoas desconhecerem suas motivações.

Desse modo, o inconsciente em boa medida domina a consciência, sendo que a memória não tem substancialidade na inteligência praxiológica globalmente, razão pela qual boa parte das ações não são motivadas.

Qual a consequência da epistemologia procedida, boa parte das ações sapiens não são resultadas da consciência, realizam sem a percepção da mente ou da memória enquanto entendimento do cérebro.

Se os atos humanos são resultados de procedimentos não conscientes, do mesmo modo os traumas, os problemas psicológicos.

Sendo assim, para o homem ser libertado de certos conflitos, é fundamental o psicanalista desvendar o mecanismo inconsciente da memória de cada paciente, para conhecer as verdadeiras causas conflitivas.

Portanto, exatamente a função da psicanálise, conhecer os mistérios inconscientes da mente humana, ajudando o paciente descobrir as causas que tanto incomodam seu comportamento psicológico, reconstruindo a memória.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 10/07/2016
Reeditado em 10/07/2016
Código do texto: T5692936
Classificação de conteúdo: seguro