A Didática no EJA. Matéria de Concurso Público SP 2016.
Professoras: Ana Maria Simões Coelho e Carmen Lúcia Eiterer.
A importância do reconhecimento do professor como prática. A valorização da percepção, a relação do aluno com os discursos propostos.
A necessidade do entendimento proposital das práticas ideológicas legitimadas. Com efeito, é fundamental, pelas partes, professores e alunos reconhecerem não apenas os aspectos ideológicos, entretanto, as interpretações múltiplas.
Portanto, as diversidades de significações impostas ao ensino aprendizagem, como parte integrante do currículo dentro do projeto pedagógico.
É fundamental o reconhecimento das indicações diferentes a respeito das multiplicidades dos saberes e suas representações ideológicas.
A realidade é composta de múltiplas culturas, definindo as multirreferencialidades humanas, quais os verdadeiros propósitos servidos.
Portanto, é fundamental o diálogo em sala de aula na construção da aprendizagem crítica não ideologizada.
Tal prática exerce uma aprendizagem contínua, a respeito das falas, do que fala, sobretudo, como reproduz a epistemologia de domínio que deve ser negada.
Importância de entender o sujeito cognitive, o que tem de positivo e negativo em sua memória.
Observar sua visão antropológica de sujeito político, entretanto, no plano pedagógico tudo o que é pensado tem significação.
Porém, o pensamento pode significar bloqueio epistemológico, atuar como sujeito contrário ao mecanismo de transformação, no entendimento do pensamento do outro e, sobretudo, como construir uma epistemologia em defesa da cidadania.
Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.