Cultura Nordestina sim "sinhô!"
Um país com dimensões continentais! Assim poderíamos definir geograficamente o Brasil e toda sua ampla magnitude. Com uma diversidade multicultural, as raízes brasileiras permeiam o limiar da miscigenação, com a presença marcante das influências europeias, africanas e indígenas nativas. Na região Nordeste, os efeitos deste impacto foram ainda maiores, haja vista que justo no Nordeste, durante os primeiros séculos de nossa pátria, o número de colonos, escravos e, posteriormente, imigrantes é consideravelmente superior em relação às demais regiões do território nacional. Cabe a todos nós o desafiador papel de perceber e alinhar todas estas divergências e aspectos de forma equilibrada e consciente, fugindo dos clichês e estereótipos maldosos e sem fundamentação histórica/real -que apenas diminuem e generalizam ideias atrasadas e/ou equivocadas sobre as tradições populares nordestinas*.
Dentro do ambiente escolar, as práticas de conscientização e valorização dos aspectos culturais regionais devem ser ainda mais exercitadas, diante de um olhar lúcido e consciente, orientando o aluno quanto à necessidade de propagação do senso de respeito a cerca das tradições populares para a formação da identidade social e solidez da força exercida por uma nação orgulhosa e sabedora dos diversos aspectos que compõe as suas raízes dentro do processo histórico nacional.
* Este artigo tem como foco a Cultura Nordestina, tendo plena consciência da importância e valor das tradições culturais e artísticas das demais regiões brasileiras.