O currículo e o livro didático: uma dialética sempre aberta.
Jesús Rodríguez.
Dispositivo escolar que concretiza sua disposição nas práticas educacionais institucionalmente.
Modernização e universalização do discurso, elevação do saber, categoria científica.
O modus operandi que constitui o texto reproduzido, na seleção pedagógica para o desenvolvimento dos conteúdos.
Portanto, o livro didático, a materialização que substancia a vida escolar do aluno, modo procedente para reprodução cultural, complexo o campo da teoria curricular, foco da restrição e significado.
O teor restritivo a respeito do currículo, ao campo experimental a subjetividade, pedagógica determina-se o lugar determinante da ação reflexiva.
O livro didático, sequência lógica ordenada, núcleos temáticos com estrutura simultânea de temas, conceitos e desenvolvimento de ideias reflexivas, além das provas que resultam da seleção das atividades.
Portanto, análise mostra a homogeneidade formal e abstrata, a natureza das tarefas escolares, sincronização e modelos.
Entretanto, é muito importante analisar vantagens e desvantagens, a questão da educação ser dirigida em seu aspecto didático pedagógico.
Por outro lado, oculta politicamente interesses ideológicos, com efeito, não se trata de uma questão puramente técnica, desse modo, a razão pedagógica do livro didático fica em um segundo plano.
Com efeito, a gratuidade não está essencialmente preocupada com as experiências e questões técnicas, muito menos com pesquisas científicas.
Além do pressuposto da consciência crítica, o recurso crítico encontra em segundo plano, que tende a desaparecer, a respeito de uma educação planejada diversamente.
Sendo assim, chama atenção a reflexão desenvolvida pelo autor, o caráter de um corpo docente despersonalizado não crítico, o que se entende por proletarização e desqualificação docente.
Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.