Interdisciplinaridade e Projeto Pedagógico: Reflexão Concurso Público do Município de São Paulo em 2016.

Primeiro a especialização em uma determinada área de conhecimento.

O campo de pesquisa.

O que se entende por disciplina específica.

A metodologia do trabalho científico.

Entendido por epistemologia.

O trabalho na perspectiva da construção contextualizada.

A linguagem construída e o seu desenvolvimento.

Na formação do pensamento, Vygotsky.

Não se pode negligenciar o saber construído.

Desconsiderando o tempo histórico.

As condições materiais e suas contradições.

Paulo Freire.

O uso da dialética aplicada.

As valorações culturais.

Na construção didática do saber.

Jussara Hoffman.

Contrariamente caímos em anacronismos.

Idiossincráticos.

Distorções culturais.

O aluno precisa entender o conhecimento.

Como processo histórico do conhecimento humano.

Resultado do contexto específico.

Passível de erros, sugestivo a mudanças.

O conhecimento é sempre fragmentado.

Michael Focault.

Diversificado com múltiplas interpretações.

Merleau Ponty.

Complexo, o professor precisa ajudar o aluno.

Em seu desenvolvimento do processo de síntese articulado.

A função da Escola, por meio de seu projeto político pedagógico.

Possibilitar entender as diversidades presentes nas áreas do conhecimento.

Edgar Morin.

Por outro lado, a questão do conteúdo fragmentado.

Como deve ser solucionado epistemologicamente, tal procedimento.

Pelo o dialogo entre as diferentes variáveis do saber.

No uso da interdisciplinaridade.

Planejamento na perspectiva histórica.

Em que uma disciplina serve de fundamento a outra.

Cronologicamente.

Paulo Freire.

Dentro de tempos históricos semelhantes.

Exemplo o nascimento do Estado Moderno, a Filosofia Iluminista como fundamento.

Desse modo em todas as disciplinas articuladamente.

Tudo deve ser relacionado, compreendido analiticamente.

A relação do Projeto pedagógico da Escola com a interdisciplinaridade.

Com efeito, a Escola precisa proporcionar ao aluno.

As condições para entender a metodologia de construção de conceitos.

Vygotsky.

A interpretação e a reinterpretação.

Schopenhauer.

Com a finalidade de compreender a mudança.

Agindo sobre as questões do tempo.

Uma Escola praxiológica.

Antonio Gramsci.

Na solução dos problemas contemporâneos.

Objetivando transformar o aluno em um agente de mudança.

Concepção dialética da educação.

Moacir Gadotti.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 02/03/2016
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