Interdisciplinaridade e Projeto Pedagógico: Reflexão Concurso Público do Município de São Paulo em 2016.
Primeiro a especialização em uma determinada área de conhecimento.
O campo de pesquisa.
O que se entende por disciplina específica.
A metodologia do trabalho científico.
Entendido por epistemologia.
O trabalho na perspectiva da construção contextualizada.
A linguagem construída e o seu desenvolvimento.
Na formação do pensamento, Vygotsky.
Não se pode negligenciar o saber construído.
Desconsiderando o tempo histórico.
As condições materiais e suas contradições.
Paulo Freire.
O uso da dialética aplicada.
As valorações culturais.
Na construção didática do saber.
Jussara Hoffman.
Contrariamente caímos em anacronismos.
Idiossincráticos.
Distorções culturais.
O aluno precisa entender o conhecimento.
Como processo histórico do conhecimento humano.
Resultado do contexto específico.
Passível de erros, sugestivo a mudanças.
O conhecimento é sempre fragmentado.
Michael Focault.
Diversificado com múltiplas interpretações.
Merleau Ponty.
Complexo, o professor precisa ajudar o aluno.
Em seu desenvolvimento do processo de síntese articulado.
A função da Escola, por meio de seu projeto político pedagógico.
Possibilitar entender as diversidades presentes nas áreas do conhecimento.
Edgar Morin.
Por outro lado, a questão do conteúdo fragmentado.
Como deve ser solucionado epistemologicamente, tal procedimento.
Pelo o dialogo entre as diferentes variáveis do saber.
No uso da interdisciplinaridade.
Planejamento na perspectiva histórica.
Em que uma disciplina serve de fundamento a outra.
Cronologicamente.
Paulo Freire.
Dentro de tempos históricos semelhantes.
Exemplo o nascimento do Estado Moderno, a Filosofia Iluminista como fundamento.
Desse modo em todas as disciplinas articuladamente.
Tudo deve ser relacionado, compreendido analiticamente.
A relação do Projeto pedagógico da Escola com a interdisciplinaridade.
Com efeito, a Escola precisa proporcionar ao aluno.
As condições para entender a metodologia de construção de conceitos.
Vygotsky.
A interpretação e a reinterpretação.
Schopenhauer.
Com a finalidade de compreender a mudança.
Agindo sobre as questões do tempo.
Uma Escola praxiológica.
Antonio Gramsci.
Na solução dos problemas contemporâneos.
Objetivando transformar o aluno em um agente de mudança.
Concepção dialética da educação.
Moacir Gadotti.
Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.