Ideias gerais para ser aprovado no concurso público da prefeitura municipal de São Paulo em 2016

Primeiro aspecto, compreender a natureza e fundamento do projeto político pedagógico da prefeitura de São Paulo.

Necessário entender as indicações de qualidade da educação, na perspectiva política da pedagogia, na velha acepção aristotélica, toda ação educacional é política.

Portanto, o projeto pedagógico fundamenta-se em seis ações necessárias para o desenvolvimento educacional da criança.

O concurso público municipal norteia-se por tais essencialidades que serão enumeradas.

Primeiro ponto: É necessário o fortalecimento educacional entre os profissionais da educação e a família, pois o conceito pedagógico é dialético, a ação de ensinar não restringe somente a escola, sendo a família uma extensão da aprendizagem.

Segundo Ponto: Para tal efetivação é fundamental que a escola desenvolva o diálogo entre a família e o aluno na escola, objetivando maior qualificação no mecanismo de ensino aprendizagem, levando a família compreender a responsabilidade na ação pedagógica mútua.

Terceiro ponto: A gestão escolar deve ser democrática, no espírito do Estado de Direito, o projeto precisa ser discutido em todas instâncias com coordenação articulada.

Quarto ponto: O fortalecimento da articulação entre coordenação e as diretorias de ensino regionais, e, as unidades escolares.

Necessário, articulação de conteúdos, interdisciplinarmente em todas as escolas municipais, sincronização de tempo e linguagem.

Quinto ponto: A educação deve ser contínua, coletiva e sincronizada, os mecanismos de avalição não deve ser de reprodução ideológica, sustentação de status quo.

Por outro lado, as avaliações também devem ser contínuas na percepção das falhas para atender a perspectiva da seriação, não pode objetivar a avaliação para a reprovação, como na pedagogia tradicional.

Sexto ponto: A melhoria da qualidade de ensino, visando a educação social do aluno, nas unidades escolares. Do mesmo modo que educação do aluno é contínua, do professor também, com interações permanentes.

São os aspectos norteadores do projeto pedagógico político da prefeitura de São Paulo, sem a compreensão dos mesmos, é impossível o professor ser aprovado em concurso público.

Quando desenvolver a parte redacional do concurso trabalhem essas ideias, pois serão bem sucedidos no concurso.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 02/03/2016
Reeditado em 02/03/2016
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