Ideias gerais para ser aprovado no concurso público da prefeitura municipal de São Paulo em 2016
Primeiro aspecto, compreender a natureza e fundamento do projeto político pedagógico da prefeitura de São Paulo.
Necessário entender as indicações de qualidade da educação, na perspectiva política da pedagogia, na velha acepção aristotélica, toda ação educacional é política.
Portanto, o projeto pedagógico fundamenta-se em seis ações necessárias para o desenvolvimento educacional da criança.
O concurso público municipal norteia-se por tais essencialidades que serão enumeradas.
Primeiro ponto: É necessário o fortalecimento educacional entre os profissionais da educação e a família, pois o conceito pedagógico é dialético, a ação de ensinar não restringe somente a escola, sendo a família uma extensão da aprendizagem.
Segundo Ponto: Para tal efetivação é fundamental que a escola desenvolva o diálogo entre a família e o aluno na escola, objetivando maior qualificação no mecanismo de ensino aprendizagem, levando a família compreender a responsabilidade na ação pedagógica mútua.
Terceiro ponto: A gestão escolar deve ser democrática, no espírito do Estado de Direito, o projeto precisa ser discutido em todas instâncias com coordenação articulada.
Quarto ponto: O fortalecimento da articulação entre coordenação e as diretorias de ensino regionais, e, as unidades escolares.
Necessário, articulação de conteúdos, interdisciplinarmente em todas as escolas municipais, sincronização de tempo e linguagem.
Quinto ponto: A educação deve ser contínua, coletiva e sincronizada, os mecanismos de avalição não deve ser de reprodução ideológica, sustentação de status quo.
Por outro lado, as avaliações também devem ser contínuas na percepção das falhas para atender a perspectiva da seriação, não pode objetivar a avaliação para a reprovação, como na pedagogia tradicional.
Sexto ponto: A melhoria da qualidade de ensino, visando a educação social do aluno, nas unidades escolares. Do mesmo modo que educação do aluno é contínua, do professor também, com interações permanentes.
São os aspectos norteadores do projeto pedagógico político da prefeitura de São Paulo, sem a compreensão dos mesmos, é impossível o professor ser aprovado em concurso público.
Quando desenvolver a parte redacional do concurso trabalhem essas ideias, pois serão bem sucedidos no concurso.
Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.