A natureza das formas de poder.

Para Bertrand Russell existem várias formas de poder, o que ele define do seguinte modo. O poder sobretudo, político, mecanismo que possibilita usar os meios que levam a produção aos efeitos desejados.

Russell, os indivíduos tem em mãos o poder institucionalizado, possibilitando as formas de domínio, com a finalidade atingir os fins almejados.

Para Russell o poder é um fenômeno social político, que costuma ser dividido em duas realidades, o poder dos homens sobre outros homens e dos homens sobre a natureza.

Para Russell refletem as duas formas de poder que caminham juntos, interacionado dialeticamente. Desse modo, a ciência social estuda a funcionalidade do poder político, como os homens usam do Estado para institucionalizar formas de domínio.

O sapiens tem interesse de entender o poder sobre a natureza, logicamente o que poder sobre a natureza transforma-se em instrumento de poder social.

Desse modo, refletindo, a forma que serve o poder para conseguir os fins desejados, são Três as formas de poder.

O poder econômico utiliza-se a posse dos bens sociais necessários para induzir as pessoas a determinar comportamentos, que sustentam a institucionalidade dos privilégios.

Poder ideológico, como as ideologias, o uso das ideias, doutrinas para conseguir fins almejados, o mundo funciona por mecanicidades ideológicas, as ideologias funcionam levando as pessoas imaginar o mundo para sustentar seus privilegios.

O poder político, o uso dos meios sociais, forças físicas, consideradas legais legitimadas pelo direito. No entanto, o Estado político como força institucionalizada tem como objetivo dominar as pessoas em sustentação das classes superiores.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 18/02/2016
Reeditado em 18/02/2016
Código do texto: T5547237
Classificação de conteúdo: seguro