A LIBERDADE... (...). "DEUS, dólares e dinheiro. Dólares, DEUS e dinheiro. Dinheiro, dólares e DEUS. Dúvidas e dívidas! Dívidas ou dúvidas?" - 1ª parte.

O “Ouro Amarelo”, o “Ouro Negro” e o “Ouro Vermelho”. (1ª parte).

David Rockefeller.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Informação Geral.

- Nascimento – 12 de junho de 1915 (100 anos).

- Local Nova Iorque, Nova Iorque.

- Residência – Sleepy Hollow, Condado de Westchester, Estado de Nova Iorque.

- Nacionalidade – Norte-Americano.

- Fortuna – US$ 3,0 bilhões.

- Progenitores:

- Mãe – Abby Aldrich Rockefeller.

- Pai – John D. Rockefeller, Jr.

- Cônjuge – Margaret McGrath.

- Alma mater:

- Universidade de Harvard.

- London School of Economics.

- Universidade de Chicago.

- Ocupação – Banqueiro.

- Prêmio – Medalha Presidencial da Liberdade. - (1998).

David Rockefeller (12 de junho de 1915) é um banqueiro e filantropo americano, que atuou como presidente e executivo-chefe do Chase Manhattan Corporation.

Ele é o mais antigo membro vivo da família Rockefeller, patriarca desde julho de 2004.

Rockefeller é também o único filho sobrevivente de John D. Rockefeller, Jr. e Abby Aldrich Rockefeller, e único neto sobrevivente de John D. Rockefeller e Laura Spelman Rockefeller.

Vida e obra.

David Rockefeller nasceu na cidade de Nova Iorque, e cresceu em uma casa de nove andares no número 10 da West 54th Street, futuramente, a maior residência particular da cidade.

Ele é o caçula dos seis filhos do financista John Davison Rockefeller, Jr. e da socialite Abigail Greene "Abby" Aldrich.

John, Jr. era o único filho do co-fundador da Standard Oil Company John Davison Rockefeller, Sr. e da professora Laura Celestia "Cettie" Spelman.

Abby era filha do senador Nelson Aldrich Wilmarth e Abigail Pearce Truman "Abby" Chapman.

Os cinco irmãos mais velhos de Davi eram Abby (1903-1976), John III (1906-1978), Nelson (1908-1979), Laurance (1910-2004), e Winthrop (1912-1973).

A casa continha tesouros raros, antigos, medievais e renascentistas recolhidos por seu pai, com alguns, como as tapeçarias do unicórnio, mantido em um edifício adjacente na 12 West 54th Street.

No sétimo andar ficava a moderna galeria de arte privada de sua mãe.

A casa foi posteriormente doada pelo pai de David como um local para um jardim de esculturas, que agora faz parte do Museu de Arte Moderna.

Quando criança ele passou muito tempo na propriedade familiar Kykuit, onde, em suas memórias, ele lembra visitas por associados de seu pai, incluindo o general George C. Marshall, o aventureiro almirante Richard Evelyn Byrd (cujas expedições à Antártida havia sido financiado pelo família), e o aviador Charles Lindbergh.

As férias de verão aconteciam no Ninho da Águia, uma casa de 100 quartos em Seal Harbor, na costa sudeste de Mount Desert Island, no Maine.

A casa foi demolida pela família no início da década de 1960.

Rockefeller frequentou a Experimental Lincoln School na 123 Street, em Harlem.

A escola foi ideia de Abraham Flexner, que tinha estruturado a instituição após a filosofia educacional de John Dewey.

Foi inaugurado em 1916 e foi operada pela Teachers College da Universidade Columbia, com financiamento cruciais em seus primeiros anos de Educação Geral Board os Rockefellers, uma instituição educacional filantrópica depois rolou para a Fundação Rockefeller.

Em 1936, Rockefeller graduado cum laude pela Universidade de Harvard.

Ele também estudou economia durante um ano na Universidade de Harvard e depois de um ano na London School of Economics (LSE).

Foi na LSE que ele conheceu futuro presidente John F. Kennedy (embora ele tivesse sido mais cedo seu contemporâneo na Universidade de Harvard) e uma vez datado irmã de Kennedy Kathleen.

Durante seu tempo no exterior, Rockefeller trabalhou brevemente na sucursal de Londres do que era para se tornar o Chase Manhattan Bank.

Tendo retornado aos Estados Unidos para completar seus estudos de pós-graduação, em 1940, ele recebeu um Ph.D. da Universidade de Chicago.

Sua dissertação foi intitulada recursos não utilizados e desperdício econômico.

Após completar seus estudos em Chicago, ele se tornou secretário do prefeito de Nova Iorque, Fiorello La Guardia, por 18 meses em um "dólar por ano" posição de serviço público.

Embora o prefeito indicasse à imprensa que Rockefeller era apenas um dos 60 estagiários do governo da cidade, o seu espaço de trabalho foi, de fato, a vacância do cargo de vice-prefeito.

De 1941 a 1942, Rockefeller era diretor regional adjunto do Escritório de Defesa, Saúde e Serviços Sociais dos Estados Unidos.

Após a guerra eclodiu, ele se alistou no Exército dos Estados Unidos e entrou Officer Candidate School, em 1943; ele acabou sendo promovido a capitão em 1945.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ele serviu no Norte de África e França (ele falava fluentemente francês) para a inteligência militar da criação de unidades de inteligência políticos e econômicos.

Durante sete meses, ele também atuou como adido militar adjunto da embaixada americana em Paris.

Durante este período, ele chamaria de contatos familiares e executivos da Standard Oil de assistência.

Em 1946, Rockefeller se juntou à equipe do associada à família de longa data perseguição National Bank.

O presidente na época era o tio de Rockefeller Winthrop W. Aldrich.

O banco Chase, foi principalmente um banco de atacado, lidando com outras instituições proeminentes financeiras e grandes clientes corporativos, tais como General Electric (que tinha, através de sua filial RCA, arrendado espaço de destaque e tornar-se um primeiro inquilino crucial do Rockefeller Center, em 1930).

O banco também está intimamente associado com e financiou a indústria do petróleo, tendo conexões de longa data com os seus conselheiros para as empresas sucessoras da Standard Oil, especialmente Exxon Mobil.

Perseguição Nacional posteriormente tornou-se o Chase Manhattan Bank em 1955 e mudou significativamente em banca de consumo.

Ele agora é chamado JPMorgan Chase.

Rockefeller começou como um gerente assistente no Departamento de Estrangeiro.

Lá, ele financiou o comércio internacional de uma série de commodities, como café, açúcar e metais.

Esta posição também mantido relações com mais de 1.000 bancos correspondentes em todo o mundo.

Ele atuou em outras posições e tornou-se presidente em 1960.

Foi presidente e executivo-chefe do Chase Manhattan 1969-1980 e presidente até 1981.

Ele também foi, recentemente, em 1980, o maior acionista individual do banco, segurando 1,7% de suas ações.

Em 1954, tornou-se Rockefeller presidente do comitê encarregado de decidir o local da nova sede do banco.

No ano seguinte, a sua decisão de erigir o edifício na área de Wall Street foi aceita; posteriormente foi visto como uma decisão que diretamente reviveu centro financeiro da cidade do City.

Em 1960, a sede foi concluída sob sua direção at One Chase Manhattan Plaza, em Liberty Street, no centro de Manhattan, bem em frente do Federal Reserve Bank de Nova York.

Aos 60 histórias, que era na época o maior prédio do banco no mundo; ele também tinha, cinco andares abaixo do solo, o maior cofre do banco, em seguida, na existência.

Na década de 1960 Rockefeller e outros empresários formado Comitê de perseguição Consultivo Internacional (IAC), que até 2005 consistiu de vinte e oito proeminentes e empresários de 19 países em todo o mundo, muitos dos quais eram seus amigos pessoais.

Rockefeller, posteriormente, tornou-se presidente até que se aposentou a partir dessa posição no IAC em 1999.

Após a fusão da perseguição com JP Morgan, esta comissão foi rebatizado o Conselho Internacional, e contém figuras proeminentes, como Henry Kissinger, Riley P. Bechtel (do Grupo Bechtel), Andre Desmarais, Lee Kuan Yew e George Shultz, o atual presidente.

Historicamente, figuras proeminentes no IAC têm incluído Gianni Agnelli (um associado de longa data, que passou 30 anos no Comitê), John Loudon (presidente da Royal Dutch Shell), C. Douglas Dillon, David Packard e Henry Ford II.

Sob seu mandato como CEO, Chase espalhou internacionalmente e tornou-se um pilar central no sistema financeiro do mundo.

Perseguição tem uma rede global de bancos correspondentes que tem sido estimados em cerca de 50.000, o maior de qualquer banco do mundo.

Em 1973, Chase estabeleceu a primeira filial de um banco americano em Moscou, perto do Kremlin, na então União Soviética.

Naquele ano Rockefeller viajou para a China, o que resultou em seu banco tornar-se o Banco Nacional de primeiro banco correspondente da China nos Estados Unidos.

Em novembro de 1979, enquanto o presidente do Banco Chase, Rockefeller tornou-se envolvido em um incidente internacional quando ele e Henry Kissinger, juntamente com John J. McCloy e Rockefeller assessores, convenceu o presidente Jimmy Carter, através do Departamento de Estado dos Estados Unidos para admitir o Xá do Irã, Mohammad Reza Pahlavi, para os Estados Unidos para tratamento hospitalar para o linfoma.

Esta ação diretamente precipitado que é conhecido como a crise dos reféns do Irã e colocado Rockefeller sob escrutínio da mídia intensa (especialmente do The New York Times), pela primeira vez em sua vida pública.

Bibliografia.

• Memoirs, David Rockefeller, Nova Iorque: Random House, 2002.

Observações do escriba:

1ª – Embora exista uma única bibliografia sobre David Rockefeller, na Wikipédia estão disponíveis 22 leituras adicionais e 07 ligações externas.

2ª – No livro do escritor Fernando Morais – “Chatô, O Rei do Brasil” – David Rockefeller é citado nas páginas 436 e 636.

3ª – No mesmo livro do escritor Fernando Morais – Nelson Rockefeller é mencionado nas páginas 24, 26, 433, 440, 499, 501, 629, 665, 666 e 669.

4ª – Optamos por começar nossa conversa focalizando David Rockefeller, pelo fato de ele ser BANQUEIRO.

5ª – Para o jornalista, empresário e até “Imortal” Assis Chateaubriand BANQUEIRO era BANQUEIRO, o resto era armazém de secos e molhados.

6ª – Entre as diversificadas atividades empresariais, “Chatô, O Rei do Brasil”, esteve envolvido com negócios e negociatas com a então crescente Indústria Farmacêutica.

7ª – Da mesma forma, alguns dos integrantes da Família Rockefeller, principalmente através da Fundação Rockefeller, estiveram envolvidos em negócios e negociatas da Indústria Farmacêutica.

8ª – Relembrando mais uma vez aos leitores que o nosso trabalho, roda, roda e roda, todavia, retorna ao ponto de partida, que é Medicina, Saúde e Terapia Complementar. Estamos nos aproximando lentamente de nosso alvo-central. E, o nosso alvo-central, foi bombardeado pela Indústria Farmacêutica e seus intolerantes seguidores.

9ª – David Rockefeller era muito BANQUEIRO e “pouco” político. O seu irmão Nelson Rockefeller era “menos” BANQUEIRO e “mais” político.

10ª – Da Família Rockefeller, foram David e Nelson Rochefeller, que tiveram presenças mais marcantes no Brasil, principalmente durante as décadas de 40, 50 e 60, do século passado (século XX). No meio empresarial e jornalístico, na época, Assis Chateaubriand mantinha um relacionamento muito estreito com os dois, principalmente com o BANQUEIRO David Rockefeller.

Categorias:

• Nascidos em 1915.

• Banqueiros dos Estados Unidos.

• Grã-Cruzes da Ordem Nacional da Legião de Honra.

• Família Rockefeller.

• Bilionários dos Estados Unidos.

Nelson Rockefeller.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Informação Geral.

- 41º Vice-Presidente dos Estados Unidos.

- Período – 19 de dezembro de 1974 a 20 de janeiro de 1977.

- Presidente – Gerald Ford.

- Antecessor – Gerald Ford.

- Sucessor – Walter Mondale.

- 49º Governador de Nova Iorque.

- Período – 1º de janeiro de 1959 a 18 de dezembro de 1973.

- Vice-Governador – Malcolm Wilson.

- Antecessor – W. Averell Harriman.

- Sucessor – Malcolm Wilson.

- Vida:

- Nome Completo – Nelson Aldrich Rockefeller.

- Nascimento – 08 de julho de 1909 – Ben Harbor, Maine, EUA.

- Morte – 26 de janeiro de 1979 (70 anos) – Nova Iorque, Nova Iorque, EUA.

- Progenitores:

- Mãe – Abby Aldrich Rockefeller.

- Pai – John D. Rockefeller. Jr.

- Dados Pessoais:

- Alma mater – Faculdade de Dartmouth.

- Esposas:

- Mary Todhunter Clark (1930 – 1962).

- Margaretta Fitler Murphy (1963 – 1979).

- Partido – Republicano.

- Religião – Batista.

Nelson Aldrich Rockefeller (8 de julho de 1908 — 26 de janeiro de 1979) foi o 41º Vice-Presidente dos Estados Unidos, e 49º governador de Nova Iorque, filantropo e empresário.

Líder da ala liberal do Partido Republicano, foi governador do seu estado natal de 1959 a 1973, onde lançou muitas obras de construção e projetos de modernização.

Vindo de uma das famílias mais ricas do mundo, falhou todas as tentativas de ser nomeado candidato à presidência, mas foi nomeado como vice-presidente em 1974.

Não se quis juntar como running mate de Gerald Ford em 1976 tendo finalizado a carreira política quando terminou a vice-presidência.

Rockefeller era politicamente moderado.

Em seu tempo, os moderados do Partido Republicano foram chamados "Rockefeller Republicans".

Como governador de Nova York, de 1959 a 1973, suas realizações incluem a expansão da Universidade Estadual de Nova York, os esforços para proteger o meio ambiente, e a construção do Nelson A. Rockefeller Empire State Plaza, em Albany.

Aumentou ainda as instalações e pessoal para atendimento médico, e criou o Conselho de Estado de Nova York para as artes, que atribui hoje mais de 2700 bolsas a cada ano para todas as disciplinas artísticas em todo o estado.

Buscou a indicação presidencial pelo partido republicano em 1960, 1964 e 1968, e então atuou como vice-presidente de 1974 a 1977, sob o presidente Gerald R. Ford, que subiu à presidência em agosto de 1974, após a renúncia de Richard Nixon.

Como empresário, ele foi presidente do Rockefeller Center, Inc., e formou o International Basic Economy Corporation (IBEC), em 1947.

Nelson Rockefeller reuniu uma coleção significativa de arte e promoveu o acesso público às artes.

Atuou como administrador, tesoureiro e presidente do Museu de Arte Moderna, e fundou o Museu de Arte Primitiva em 1954.

Na área da filantropia, ele estabeleceu a Associação Internacional Americana para o Desenvolvimento Econômico e Social (AIA) em 1946.

Com os seus quatro irmãos, fundou a Rockefeller Brothers Fund, em 1940.

Categorias:

• Nascidos em 1908.

• Mortos em 1979.

• Família Rockefeller.

• Batistas dos Estados Unidos.

• Alunos do Dartmouth College.

• Anticomunistas dos Estados Unidos.

• Governadores de Nova Iorque.

• Republicanos de Nova Iorque.

• Vice-presidentes dos Estados Unidos.

• Ordem da Águia Asteca.

• Mortes por infarto agudo do miocárdio.

• Filantropos dos Estados Unidos.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Wikipédia. (2) – Outras fontes.