O pensamento epistemológico de Kant.

Para Kant a pergunta fundamental.

A razão tem ou não capacidade de formular o conhecimento.

Em seu magnífico livro.

A crítica da razão pura.

Existem duas formas para o conhecimento teórico.

O conhecimento puro a priori.

O conhecimento empírico a posteriori.

O que é o conhecimento puro a priori.

Não depende do mundo empírico.

Nasce tão somente de uma operação lógica.

Anterior à experiência.

O resultado de uma ação racional.

Dois mais dois são quatro.

Duas linhas paralelas jamais encontram no mesmo espaço.

Desse modo acepção.

Não se refere a uma linha.

Entretanto, todas as linhas.

Com efeito, uma afirmação categórica.

Universal.

Para ser verdadeira não depende de nenhuma condição.

Aplicação da lógica por ela mesma.

Sua essência é necessária.

Em qualquer parte do mundo é obrigatória.

Desse modo, o conhecimento é certo, objetivo.

Racional e não contraditório.

O segundo modelo de conhecimento.

Trata-se do conhecimento empírico a posterior.

Define-se a posteriori.

Primeiro efetiva-se a experiência.

A partir de procedimentos empíricos.

Nasce o conhecimento posteriormente.

Quando a realidade refere.

Especificamente.

Aos dados fornecidos pelos sentidos.

O que significa indutivamente.

Depois da experiência.

Exemplo o carro é vermelho.

A diferença essencial.

O conhecimento empírico a posterior.

Aplica-se necessariamente.

Ao campo do mundo natural.

Ciências da natureza.

Contrariamente.

Conhecimento a priori.

Sempre relacionado.

O mundo racional formal.

Lógica dedutiva não empírica.

O uso das premissas não contraditórias.

Aristotélicas.

Aplica- a estrutura da linguagem.

As convencionalidades da matemática.

Como ciência formal lógica.

Instrumento de recursos às ciências naturais.

Os fenômenos culturais são produzidos.

Não pela metodologia indutiva.

O entendimento estruturado na memória.

Quando o sujeito pensa como verdade.

Tão somente a sistematicidade concluída.

Sem referir ao campo experimental.

Contrariamente, o outro método.

De natureza indutiva.

Primeiro efetiva-se a experiência.

Posteriormente.

a comprovação da hipótese.

Pela observação empírica.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 12/02/2016
Reeditado em 12/02/2016
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