O pensamento epistemológico de Kant.
Para Kant a pergunta fundamental.
A razão tem ou não capacidade de formular o conhecimento.
Em seu magnífico livro.
A crítica da razão pura.
Existem duas formas para o conhecimento teórico.
O conhecimento puro a priori.
O conhecimento empírico a posteriori.
O que é o conhecimento puro a priori.
Não depende do mundo empírico.
Nasce tão somente de uma operação lógica.
Anterior à experiência.
O resultado de uma ação racional.
Dois mais dois são quatro.
Duas linhas paralelas jamais encontram no mesmo espaço.
Desse modo acepção.
Não se refere a uma linha.
Entretanto, todas as linhas.
Com efeito, uma afirmação categórica.
Universal.
Para ser verdadeira não depende de nenhuma condição.
Aplicação da lógica por ela mesma.
Sua essência é necessária.
Em qualquer parte do mundo é obrigatória.
Desse modo, o conhecimento é certo, objetivo.
Racional e não contraditório.
O segundo modelo de conhecimento.
Trata-se do conhecimento empírico a posterior.
Define-se a posteriori.
Primeiro efetiva-se a experiência.
A partir de procedimentos empíricos.
Nasce o conhecimento posteriormente.
Quando a realidade refere.
Especificamente.
Aos dados fornecidos pelos sentidos.
O que significa indutivamente.
Depois da experiência.
Exemplo o carro é vermelho.
A diferença essencial.
O conhecimento empírico a posterior.
Aplica-se necessariamente.
Ao campo do mundo natural.
Ciências da natureza.
Contrariamente.
Conhecimento a priori.
Sempre relacionado.
O mundo racional formal.
Lógica dedutiva não empírica.
O uso das premissas não contraditórias.
Aristotélicas.
Aplica- a estrutura da linguagem.
As convencionalidades da matemática.
Como ciência formal lógica.
Instrumento de recursos às ciências naturais.
Os fenômenos culturais são produzidos.
Não pela metodologia indutiva.
O entendimento estruturado na memória.
Quando o sujeito pensa como verdade.
Tão somente a sistematicidade concluída.
Sem referir ao campo experimental.
Contrariamente, o outro método.
De natureza indutiva.
Primeiro efetiva-se a experiência.
Posteriormente.
a comprovação da hipótese.
Pela observação empírica.
Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.