O caráter antropológico do povo brasileiro.
Há vinte anos.
Estudo o comportamento antropológico.
Do povo brasileiro.
O caráter da alma brasileira.
O espírito cultural da nação.
Confesso que sou pessimista.
Não desejo agir por preconceito.
Muito menos ser demagogo.
O latino americano.
De colonização europeia.
Tem caráter fragilizado, corroído.
Personalidade duvidosa.
Não é confiável do ponto de vista da ética.
Esse fenômeno não é especificamente das classes inferiores.
Entretanto, sobretudo, das elites.
Porém, o povo pobre e outros setores sociais.
Comportam por imitação.
A moral encontra-se mecanizada de forma difusa e ideologizada.
Em instituições públicas.
Motivo pelo qual o fenômeno é muito complexo.
No entanto, no senso comum, muito evidente.
Como resultado sistêmico cultural.
O caráter corroído do povo brasileiro.
Tem diversas variáveis de origem.
Algumas variáveis são evidentes.
A forma de colonização do novo mundo.
A herança da moral de corte.
Exploradora sem princípios éticos.
Portugal e Espanha nunca tiveram cultura humanista.
A religião, o catolicismo, nunca fora essencialmente ético.
No entanto, metafísico.
O que desencadeou como sobproduto o evangelismo.
Todos os países de cultura latina sofrem de tais ações.
Diferentemente, da cultura protestante no Norte da Europa.
Exportada para América do Norte.
Cujos preceitos, sustentam na moral e na ética.
Mesmo sendo fundamentada na ideologia do liberalismo econômico.
Outro aspecto a ser considerado.
A colonização brasileira foi desenvolvida por diversas etnias.
Tribos rivais africanas, com conflitos indígenas e setores empobrecidos europeus.
Os colonos que vieram para o Brasil.
A maioria absoluta.
Vieram de origens católicas latinas.
Diferentemente dos Estados Unidos.
Canada, Austrália colonizações fundamentadas.
Em valores culturais protestantes.
Cuja ética era sustentável.
A natureza da salvação da alma não é um caminho meramente metafísico.
No entanto, passa pela moral econômica.
O que se deve ser entendido.
O conceito da salvação da alma.
Associa se ao sucesso na vida econômica.
Não na normatização miserável.
Como é entendido pelo catolicismo oficial.
Como se Jesus tivesse como objetivo salvar os pobres.
Para o protestantismo europeu.
A pobreza era sinal da ausência de deus.
Para o catolicismo a riqueza significava a mesma procedência.
Os ricos não entrarão no reino do céu.
São questões fundamentais analisadas.
Entretanto, outras diversidades.
Refiro especificamente as antropológicas.
Múltiplas visões de mundos.
Sustentadas em ideários tribais.
O mundo latino em diversos caminhos.
Sem orientação comum.
Como poderia o país definir-se.
Por um ideário civilizatório.
Socialismo ou liberalismo econômico.
No que é essencialmente certo.
Capitalismo liberal social.
Desenvolvimento econômico com desenvolvimento humano.
Produção da riqueza com a distribuição da renda.
Nada disso é possível.
Para os povos latinos.
Por diversas outras razões
Ainda não justificadas.
Desse modo, o povo, imita o caráter dominante.
Que não predomina ética e justiça social.
Com efeito, de todos esses resultados.
Possibilitou o surgimento do caldo cultural brasileiro.
Essencialmente imoral, praticamente em todos os aspectos.
De um simples operário.
Ao mais elevado cidadão da República.
Corrupção no Brasil, não é de uma pessoa, ou, um partido político.
Todavia, do processo civilizatório brasileiro.
É chagado o momento de não cairmos no ganguesterismo ideológico.
A predominância de forças políticas de grupos.
Edjar Dias de Vasconcelos.