O caráter antropológico do povo brasileiro.

Há vinte anos.

Estudo o comportamento antropológico.

Do povo brasileiro.

O caráter da alma brasileira.

O espírito cultural da nação.

Confesso que sou pessimista.

Não desejo agir por preconceito.

Muito menos ser demagogo.

O latino americano.

De colonização europeia.

Tem caráter fragilizado, corroído.

Personalidade duvidosa.

Não é confiável do ponto de vista da ética.

Esse fenômeno não é especificamente das classes inferiores.

Entretanto, sobretudo, das elites.

Porém, o povo pobre e outros setores sociais.

Comportam por imitação.

A moral encontra-se mecanizada de forma difusa e ideologizada.

Em instituições públicas.

Motivo pelo qual o fenômeno é muito complexo.

No entanto, no senso comum, muito evidente.

Como resultado sistêmico cultural.

O caráter corroído do povo brasileiro.

Tem diversas variáveis de origem.

Algumas variáveis são evidentes.

A forma de colonização do novo mundo.

A herança da moral de corte.

Exploradora sem princípios éticos.

Portugal e Espanha nunca tiveram cultura humanista.

A religião, o catolicismo, nunca fora essencialmente ético.

No entanto, metafísico.

O que desencadeou como sobproduto o evangelismo.

Todos os países de cultura latina sofrem de tais ações.

Diferentemente, da cultura protestante no Norte da Europa.

Exportada para América do Norte.

Cujos preceitos, sustentam na moral e na ética.

Mesmo sendo fundamentada na ideologia do liberalismo econômico.

Outro aspecto a ser considerado.

A colonização brasileira foi desenvolvida por diversas etnias.

Tribos rivais africanas, com conflitos indígenas e setores empobrecidos europeus.

Os colonos que vieram para o Brasil.

A maioria absoluta.

Vieram de origens católicas latinas.

Diferentemente dos Estados Unidos.

Canada, Austrália colonizações fundamentadas.

Em valores culturais protestantes.

Cuja ética era sustentável.

A natureza da salvação da alma não é um caminho meramente metafísico.

No entanto, passa pela moral econômica.

O que se deve ser entendido.

O conceito da salvação da alma.

Associa se ao sucesso na vida econômica.

Não na normatização miserável.

Como é entendido pelo catolicismo oficial.

Como se Jesus tivesse como objetivo salvar os pobres.

Para o protestantismo europeu.

A pobreza era sinal da ausência de deus.

Para o catolicismo a riqueza significava a mesma procedência.

Os ricos não entrarão no reino do céu.

São questões fundamentais analisadas.

Entretanto, outras diversidades.

Refiro especificamente as antropológicas.

Múltiplas visões de mundos.

Sustentadas em ideários tribais.

O mundo latino em diversos caminhos.

Sem orientação comum.

Como poderia o país definir-se.

Por um ideário civilizatório.

Socialismo ou liberalismo econômico.

No que é essencialmente certo.

Capitalismo liberal social.

Desenvolvimento econômico com desenvolvimento humano.

Produção da riqueza com a distribuição da renda.

Nada disso é possível.

Para os povos latinos.

Por diversas outras razões

Ainda não justificadas.

Desse modo, o povo, imita o caráter dominante.

Que não predomina ética e justiça social.

Com efeito, de todos esses resultados.

Possibilitou o surgimento do caldo cultural brasileiro.

Essencialmente imoral, praticamente em todos os aspectos.

De um simples operário.

Ao mais elevado cidadão da República.

Corrupção no Brasil, não é de uma pessoa, ou, um partido político.

Todavia, do processo civilizatório brasileiro.

É chagado o momento de não cairmos no ganguesterismo ideológico.

A predominância de forças políticas de grupos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 01/02/2016
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