Explicação do Idealismo alemão como Filosofia analítica: Kant, Fichte e Schelling.

Alemanha século XIX.

Início do século.

A partir exatamente da Filosofia de Kant.

Desenvolveu-se o idealismo.

Seu fundador especificamente.

Johann Gottlieb Fichte.

1726-1814.

Qual foi o papel de Kant.

Na formulação da Filosofia idealista.

O desenvolvimento da consciência.

Como existência do sujeito epistemológico.

Ou seja, o mesmo como centro da teoria do conhecimento.

O que significa que no mundo praxiológico.

Tão somente o sujeito.

É responsável pela organização do conhecimento.

Qual o papel do objeto.

Encaixar-se na perspectiva da percepção humana.

Dessa forma nasceu a fenomenologia como ciência do espírito.

Qual a importância de Fichte.

Transforma o sujeito inventado por Kant.

Como princípio da consciência.

Em princípio criador.

A partir do qual a realidade é concebida.

Fundando o idealismo.

Doutrina alemã.

Sendo, portanto, a realidade objetiva.

Produto do espírito humano.

Fichte sempre referiu as coisas da realidade.

Exterior ao homem.

Os fatos fenomenológicos.

Entendido pelo o não eu.

Tem necessariamente ser criado pelo eu.

Do mesmo modo interpretado.

A essa formulação etimológica.

Teve como reação Ponty.

Com influência do materialismo Histórico.

E do estruturalismo lógico.

Na construção da relação dialética sujeito e objeto.

No mecanismo interpretativo.

No entanto, outro idealista.

Também alemão.

Friedrich Schelling.

1775-1854.

Procurou explicar sistematicamente.

Como efetiva a relação do mundo real dos fenômenos.

A partir exatamente do sujeito interpretador.

Discordando de Fichte.

Negando a ideia que a existência do mundo real.

Não é produto tão somente da criação.

Porém, muito mais da imaginação do eu.

O que significa a criação como produto ideológico.

No entanto afirma categoricamente.

A existência de um único princípio.

Uma inteligência exterior ao eu.

Que rege todas as coisas.

Que manifesta em todos os níveis.

Objetivando atingir a mais elevada compreensão.

O que denomina de razão eficiente.

A ideia de inteligência manifesta no mundo sensível.

É o ponto de partida.

Para o desenvolvimento do espírito absoluto em Hegel.

O momento máximo do idealismo alemão.

O que será escrito em outra formulação.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 31/12/2015
Reeditado em 04/01/2016
Código do texto: T5496243
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