O Ceticismo e o Empirismo.
O que é empirismo? Segundo muitos dicionários de Filosofia significa um tipo de teoria do conhecimento segundo a qual todo o conhecimento humano, direto ou indiferentemente, vem das experiências. Em contrapartida, o Racionalismo como uma teoria filosófica que privilegia a razão como todo conhecimento possível. De um lado, o conhecimento sendo remetido pelos empiristas (experiências) e por outro pelos racionalistas (logos).
Sobre o ceticismo grego: completamente diferente do ceticismo moderno. "Skeptikói" era a palavra usada para designar os gregos antigos que seguiam o ceticismo tradicional, o qual examina a natureza. Historicamente, Pirro trabalha com o ceticismo a parte dos céticos acadêmicos, sempre levando em consideração a eudaimonia: livrar-se da perturbação é dizer que quer se livrar das certezas e do dogmatismo para viver uma vida mais tranquila.
O ceticismo critica a postura do dogmatismo e das coisas em si que não podem ser alcançáveis. Os fenômenos, ou aquilo que aparece, passam a ser consideravelmente questionados pelos céticos justamente porque quando há a possibilidade dos filósofo conhecer algo, os céticos os chamam de dogmáticos.
Ser dogmático é formular argumentos impróprios para discussões inaceitáveis. Para o cético, a demonstração da falsidade em algumas doutrinas filosóficas é algo que ele mesmo não pode demonstrar não apenas por duvidar do conhecimento dogmático, mas porque a razão é incapaz de encontrar verdades.
O mundo em Kant é universal e não um mundo por si mesmo. O que quer dizer isso? Consideraremos, portanto, conhecimento “a priori”, todo aquele que seja adquirido independentemente de qualquer experiência. A ele se opõem os opostos aos empíricos, isto é, àqueles que só o são “a posteriori”, quer dizer, por meio da experiência. “““ A priori”, são todos aqueles que são absolutamente independentes da experiência; eles são opostos aos empíricos, isto é, àqueles que só são possíveis mediante a experiência”.
David Hume e Francis Bacon deixaram de lado a preocupação com a metafísica para se calcarem no empirismo, uma vez que, como sabemos, empirismo e metafísica são coisas distintas. Os dois ficaram apenas com o conhecimento derivado a partir das percepções das experiências sensitivas do meio. As observações foram destacas como sendo algo que dá o primeiro passo para o que se deve conhecer.