O pragmatismo de John Dewey.

1859-1952.

John Dewey filósofo cuja herança intelectual resultou do trabalho epistemológico desenvolvido por Willian James, também educador de vasta cultura acadêmica.

Dewey escreveu artigos famosos, conferências, ensaios, sendo suas principais obras: Escola e Sociedade, como também Democracia e educação, Experiência e educação, Ensaio de lógica experimental.

Desse modo, o que se pode afirmar, o pragmatismo de Dewey é entendido como instrumentalismo, o que é importante entender que as ideias de Dewey estão ligadas a realidade prática.

Pois o mundo teórico é um instrumento com a finalidade de resolver os problemas reais da vida, no sentido de garantir a eficácia do funcionamento das coisas.

Portanto, a eficiência depende da logicidade funcional, a questão da validade. Com efeito, não existem em sua filosofia os conceitos da verdade ou da falsidade.

Portanto, as ideias só são verdadeiras quando elas atendem a utilidade das coisas, do mesmo modo, falsas contrariamente. Dessa forma, são aperfeiçoadas na perspectiva da evolução do mundo.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 22/10/2015
Código do texto: T5423426
Classificação de conteúdo: seguro