Um contato mais próximo entre alunos e escritores

Autores despertam o hábito de ler e escrever nas escolas
Reportagem: Layra Olsen
layra@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul


Ontem foi a vez dos alunos da Escola Básica Municipal Doutor Hercílio Malinowsky mergulharem no universo da literatura.
A convite da Biblioteca Pública Municipal Luiz de Vasconcellos,eles prestigiaram uma palestra
com a professora Ivanilde Kiem Dranka e com os escritores Maurélio Machado e Antônio Ramos da Silva.
Os palestrantes abordaram a importância da leitura, de conhecer obras e, ao mesmo tempo, culturas diferentes. Para a professora Ivanilde, o encontro proporcionou a aproximação das crianças e dos jovens com os livros e instigou a vontade de escrever. “Para muitos estudantes, tornar-se um escritor não faz parte dos seus planos. Eles veem isso como uma realidade muito distante”, comenta. Ela, então, como uma excelente incentivadora, mostrou que eles são capazes de produzir e de colocar as suas ideias no papel. “Acho que conseguimos despertar a vontade de escrever. Durante a conferência, cada aluno fez um poema e o declamou perante os demais estudantes. Foi um desafio muito prazeroso”,
conta. Segundo Maurélio Machado, vários gêneros foram trabalhados com o público. Contos, crônicas,letras de músicas, entre outros estilos fizeram parte da palestra. “Antigamente não tínhamos este incentivo e apoio.Para nós, é uma satisfação transmitir este desafio e contribuir com a educação e encaminhamento dos jovens”, diz o escritor, que destaca ainda o amadurecimento e o desenvolvimento dos alunos quando a leitura e a escrita se tornam elementos essenciais.
LAYRA OLSEN Maurélio Machado,Ivanilde Kiem Dranka e Antônio Ramos da Silva compartilharam seus conhecimentos com os alunos.
Projeto “Diferente, sim; Indiferente, não”
Já o escritor Antônio Ramos da Silva apresentou os livros produzidos por meio do projeto “Diferente, sim; Indiferente, não” com as crianças da Escola de Educação Básica Orestes Guimarães e da Escola Básica Municipal Prefeito Henrique Schwarz. Com o apoio do Fundo Municipal de Cultura de São Bento do Sul, os estudantes escreveram três obras, que foram lançadas na metade do ano.
Além disso, ele mostrou todas as etapas da produção de um livro e destacou as belezas e as nuances do gênero poético. 
Durante o encontro, Antônio também não escondeu a vontade de trabalhar o projeto com as turmas que estavam presentes no evento.