LANCEIROS NEGROS - Tiveram papel fundamental para a Proclamação da República Rio-Grandense

HOMENAGEM AOS LANCEIROS NEGROS, QUE DERAM SUA VIDA NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA / RS

Os LANCEIROS NEGROS eram escravos que lutaram em troca de liberdade.
Tiveram papel fundamental para a Proclamação da República Rio-Grandense e foram massacrados para dar um fim pacífico à Revolução Farroupilha.
Até hoje não lhes foi dado o devido reconhecimento histórico.
(Guilherme Justino / Reportagem realizada em Abril de 2008)

Com a promessa de liberdade os Lanceiros Negros foram organizados como tropa regular a partir da batalha de Pelotas, em abril de 1836, quando os farrapos fizeram centenas de prisioneiros, entre eles muitos negros, que constituíam a maioria da população do município. Eram os escravos que tocavam as charqueadas. Eles também trabalhavam como peões em estâncias e lavouras. Muitos eram domadores de cavalos, ginetes.
Com a promessa de liberdade no final da guerra, os lanceiros transformaram-se na vanguarda das tropas farroupilhas.
A liberdade era uma promessa sedutora.

http://www.ufrgs.br/ensinodareportag…/…/lanceirosnegros.html

Os LANCEIROS NEGROS exerciam uma função de tropa de choque no exército farroupilha, pelo simples fato de manejar com eximia destreza a lança que é uma arma essencial para este tipo de combate.
Como lanceiros não utilizavam escudos de proteção,mas sim seus grosseiros ponchos de lã - bicharás, que serviram-lhes de cama, cobertor e proteção do frio e da chuva.
Quando em combate a cavalo, enrolado no braço esquerdo, o poncho (bichará) servia-lhes para amortecer ou desviar um golpe de lança ou espada.
No corpo a corpo desmontado, servia para aparar ou desviar um golpe de adaga ou espada em cuja esgrima eram habilíssimos, em decorrência da prática continuada do jogo do talho, nome dado pelo gaúcho à esgrima simulada com faca, adaga ou facão.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lanceiros_Negros

Desarmados e sem apresentar nenhuma reação, a tropa de choque mais temida do Sul brasileiro foi dizimada no cair da madrugada.
Infelizmente, o passado relacionado aos lanceiros negros farroupilha sempre esteve atrelado aos bastidores da historiografia oficial, e somente em 1870, é que surgiu o primeiro livro sobre o assunto.

De 07 a 20 de setembro, a história deste grupamento será relembrada na maior festa popular do Rio Grande do Sul através da Semana Farroupilha.

https://jornaloexpresso.wordpress.com/…/lanceiros-negros-a…/

LuciaLms
(20/09/2015)

Fonte de Pesquisa - Texto e Imagem: Internet