Maquiavel.

Maquiavel.

1469- 1527.

As nações europeias estavam com o poder centralizado, com exceção da Alemanha e Itália. Portanto, ambas com diversos Estados independentes, disputas internas hostilidades constantes entre vizinhos.

Foi na Itália dividida que viveu Nicolau Maquiavel na republica da cidade de Florença. Maquiavel era estudioso e inteligente, percebeu uma Itália fragmentada, com milícias organizadas por mercenários denominados de condottieri.

Até mesmo os Estados Pontifícios tinham suas milícias organizadas, poder mantido pela força militar e a ideologização da fé.

Maquiavel um gênio do seu tempo, não foi apenas um grande estudioso, entretanto, um político hábil que viveu na prática a luta pelo poder regionalizado. Sua cidade Florença, tradicionalmente sob a influência da família Médici.

No entanto, naquele tempo por mais de uma década era governada por um republicano opositor Soderini, ocupava a segunda Chancelaria do governo.

Desse modo, tinha como função desenvolver missões diplomáticas, em diversos países: França, Alemanha e Itália e Estadas Independentes.

Com efeito, em contato com diversas autoridades, reis, papas, príncipes e a nobreza de modo geral.

Nesse momento histórico, Maquiavel conhece o famoso condottiere Cézar Borgia, filho do papa Alexandre VI, empenhado em aumentar o território do Vaticano. Maquiavel via em Borgia, a figura fundamental para unificar a Itália.

No entanto, acontece uma revolta comandada pelos Médici, Soderini e deposto os Médici voltam a política e Maquiavel cai em desgraça.

Portanto, período em que foi preso, perdoado pelos Médici, recluso inicia sua atividade acadêmica, escrevendo grandes obras, entre as quais, o príncipe, cuja tese de defesa fundamental a necessidade da unificação da Itália, com a finalidade de sustentar como nação.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 11/09/2015
Código do texto: T5378232
Classificação de conteúdo: seguro