PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DAS ÁGUAS BELAS: 250 Anos!

2015

FESTIVIDADES DO JUBILEU DOS 250 ANOS DE CAMINHADA DA PARÓQUIA EM TERRAS DA CAPITANIA DE PERNAMBUCO.

 

SÍNTESE HISTÓRICA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DAS ÁGUAS BELAS – PE

1. PIONEIROS DA EVANGELIZAÇÃO

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição desde muito cedo foi território de missão. Os primeiros missionários que aportaram em terras do Sertão da capitania de Pernambuco foram os capuchinhos de nacionalidade francesa, contemporâneos de frei Martinho de Nantes. Destacou-se nessa época o labor missionário de frei José de Bluerme que catequizou os índios carapotó, antigos habitantes do Vale do Ipanema, nos idos de 1681 a 1684.

Ainda neste mesmo período os padres oratorianos, filhos de São Felipe Neri, também missionaram por estas paragens evangelizando as várias tribos e povos existentes em terras da Capitania.

2. FUNDAÇÃO DA PARÓQUIA

É a Paróquia de Águas Belas uma das mais antigas do interior pernambucano. Sua criação dá-se aos 26 de janeiro de 1766 sob o pontificado de Clemente XIII e do pastoreio de dom Francisco Xavier Aranha , bispo da diocese de Olinda, única em toda a área de Pernambuco.

A capelinha dedicada a Nossa Senhora, já existente no lugarejo, fruto da ação dos primeiros missionários foi reedificada pelo padre José Lopes da Cunha, o primeiro vigário, e posteriormente remodelada no distante ano de 1780.

3. PIONEIRISMO NOS TRABALHOS PASTORAIS

Algumas pastorais iniciaram sua caminhada na diocese de Garanhuns a partir da Paróquia de Águas Belas.

Destaque-se a criação do Apostolado da Oração pelo vigário padre Zacarias Bartolomeu de Souza e Silva no ano de 1910 .

Em 1931 padre Emílio Lins fundou a Primeira Conferência da Sociedade São Vicente de Paulo . No paroquiato do padre José Luiz Gomes de Vasconcelos foi instituída a Pastoral da Criança em 1994. Sua primeira coordenadora foi Maria do Socorro da Gama. Em seguida vieram a Pastoral do Menor – 1994 - e a Infância Missionária em 1997, ambas coordenadas pela irmã Adriana Farias.

4. CRIAÇÃO DA ÁREA PASTORAL SÃO SEBASTIÃO

A Igreja de São Sebastião é fruto de promessa feita pelo povo simples no ano de 1918 por conta de forte epidemia de gripe que se espalhou pelo Estado de Pernambuco. Foi dedicada em 1952 por dom Juvêncio Brito, bispo diocesano de Garanhuns, e à frente dos trabalhos de construção desse belo templo o pároco inesquecível, padre Nelson de Barros Carvalho.

Recentemente foi criada a Área Pastoral onde já se prepara para a ereção canônica da futura paróquia de São Sebastião. Nos tempos do pároco padre Oriel Ramos Wanderley havia uma reclamação para que se dividisse a Paróquia jubilar, uma vez que a vastidão de seu território se iniciava no povoado de Negras, município de Itaíba, até a ponte do sítio Riachão, divisa de Iati e Saloá, impossibilitando, assim, um processo mais eficaz de evangelização.

5. SACERDOTES A SERVIÇO DA MISSÃO

Nestes 250 anos de existência da Paróquia muitos foram os padres que desenvolveram seu ministério nas terras da Mãe da Conceição. Foram mais de 50 sacerdotes que se doaram de forma abnegada ao povo águas-belense.

Algumas figuras deste meio se destacam no seu pastoreio. O padre José Lopes da Cunha, primeiro vigário, pela coragem do desbravamento em terras áridas. Padre Antonio João Morato Rosa, responsável pelo primeiro censo da Paróquia em 1774. Padre Alfredo Pinto Damaso, defensor dos fulni-ô. Padre Nelson de Barros Carvalho, pioneiro na educação de nossa juventude e responsável pela construção da extinta Escola Paroquial Santana na década de 1940. Também o cônego Oriel Ramos que se gastou durante 29 anos pelos seus paroquianos.

Destaquem-se os padres João Delong, Alexandre Castanha e mais recentemente José Luiz Gomes de Vasconcelos, responsáveis por levarem a Paróquia a uma nova forma de ser igreja a partir das Comunidades Eclesiais de Base e da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, fulcrada nas diretrizes do Concílio Vaticano II.

Outros desempenharam seu múnus pastoral com igual dedicação e fervor evangélico não importando se eram párocos, auxiliares ou vigários paroquiais.

6. CELEBRANDO 250 ANOS DE HISTÓRIA

Nestes 250 anos de caminhada a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição tem desenvolvido sua ação missionária em cerca de 56 comunidades na zona rural e três outras na zona urbana, dais quais uma já transformada em área pastoral, no intuito da criação de nova paróquia como já explicitado.

Há também uma preocupação com a promoção humana na história da Paróquia e isto se verifica em variados momentos do seu processo histórico. Idosos são acolhidos em Abrigo, há participação de representantes da comunidade católica nos vários conselhos municipais influenciando, assim, nas políticas públicas, em consonância com a Doutrina Social da Igreja, sendo sal e luz, conforme o Evangelho e no que recomenda papa Francisco.

Descrever um período tão longo de história é um desafio. Compreendê-lo é maior ainda. A Equipe de organização dos festejos, com o total apoio do padre Welington Vilar, deverá publicar um estudo intitulado CRONOLOGIA HISTÓRICA DA PARÓQUIA DE ÁGUAS BELAS nos seus 250 anos.

Rendamos muitas graças ao Pai Altíssimo fazendo “tudo o que Ele mandar”, como nos recomenda a Virgem.

Águas Belas, maio de 2015.

José Luciano da Silva

7. BIBLIOGRAFIA

HUGHES. P. – História da Igreja Católica – quadro cronológico vi – dominus editôra s.a.

ano 1962.

Pereira da Costa – Anais Pernambucanos – volume V. 1953 - Edição do Arquivo Público Estadual de Pernambuco – p.162.

www.arquidioceseolindarecife.org/história/

Vasconcelos. J. L. Gomes de. Plano de Ação Pastoral Paroquial – Paróquia de Águas Belas – 1999 – p. 3.

______Plano de Ação Pastoral Paroquial – Paróquia de Águas Belas – 1999 – p.4.

Vasconcelos. Sanelva de. – Os Cardosos das Águas Belas. Arquivo Público Estadual. 1962 – p. 112.

José Luciano
Enviado por José Luciano em 08/08/2015
Código do texto: T5339678
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.