FILOSOFIA E “ALMA” DAS EMPRESAS

Conforme relatos, cada vez mais frequentes, em jornais e revistas das mais diversas procedências, as grandes firmas internacionais estão na busca da “alma” de suas empresas. Produzir por produzir, ao que parece, com o tempo produz um enorme vazio existencial. Por isto, muitas empresas começam a perguntar pelo sentido do que fazem. Este sentido somente poderia brotar de dimensões humanas mais profundas, cuja sede se encontra no que denominamos de “espírito” ou “alma”.

Pergunta-se, por isto, onde estaria a “alma” destas organizações humanas que são as empresas?

Para descobrir e objetivar esta “alma” nada melhor do que o auxílio de filósofos. De fato, conforme os relatos da mídia, muitas empresas dos EUA e da Europa já possuem em seu corpo administrativo filósofos, com o intuito de eles caracterizem e implementem a dinâmica da “alma” da empresa.

Com esta nova visão da ação tecnológica, que necessita de algo a mais do que puramente manipular matéria, abre-se um vasto campo de trabalho para quem valoriza a sabedoria filosófica.

Com esperança fundada, o Terceiro Milênio deverá demonstrar uma crescente sede por sabedoria e filosofia. Mas para que os filósofos, e sábios em geral, prestem o seu serviço indispensável ao mundo empresarial se exigirá deles um esforço cada vez maior de conhecimentos e sabedoria. Para que isto aconteça, os sábios e filósofos não poderão se enclausurar nas paredes de uma academia, ou usar uma linguagem esotérica, incompreensível ao mundo da prática tecnológica.

No Brasil o exercício filosófico ainda não despertou para uma orientação da sabedoria de seus praticantes para uma contribuição humanitária no sentido de auxiliar as empresas na busca de suas “almas”. As nossas empresas, em sua maioria, por enquanto, apenas buscam lucros por sua produção material, e pela exploração dos operários, com salários que beiram a escravidão. Infelizmente, a maioria de nossos empresários permanece “desalmada”!

Inácio Strieder é professor de filosofia, escritor e teólogo Recife-PE.