Duas Comissões e um só objetivo
Hoje dia 10/09/2014, a Comissão de Análise de Projetos instituída pelo Legislativo Itabirano, examinou e aprovou o Projeto para instituição do Sistema Municipal de Cultura de Itabira, enviado pelo Poder Executivo àquela casa e lido em plenário na Reunião Ordinária da Câmara realizada no dia 09/09/14.
Sob os olhares dos Artistas da Comissão da Frente da Cultura Itabirana, foi solicitado pelo ilustre vereador Ilton Magalhães, que os mesmos relessem novamente a Minuta do Projeto que será votado na próxima terça feira dia 16/09/2013, pelos Vereadores do Município.
Tudo foi acertado para que o Projeto caminhe com o máximo de rapidez, acreditamos que o primeiro passo foi dado e nunca devemos esquecer que essa é uma reivindicação da classe que completou no mínimo 16 longos anos.
A partir da Instituição do Sistema Municipal da Cultura no Município, tudo poderá se tornar mais fácil, pois será também instituído o FMC (Fundo Municipal de Cultura) e o Conselho Municipal de Cultura Itabirano, órgão máximo que determinará como serão gastos os recursos para custeio dos Projetos Culturais.
A federação destina 2% para o desenvolvimento cultural do país e a Comissão da Frente da Cultura Itabirana, na Audiência Pública que acontecerá às 19 horas de hoje dia 10/09/14, deseja sugerir ao Poder Executivo a manutenção do mesmo percentual por entender que é objeto de Lei Federal e se esse percentual for mantido pelo Poder Executivo e autorizado pelo Poder Legislativo, no mínimo o avanço cultural do Município será de 99%.
Tudo o que o artista local sempre desejou durante décadas é ter condições de desenvolver seu trabalho e evidentemente que a comunidade itabirana será a maior beneficiada com essa resolução, posto que, está mais do que provado que a cultura diminui drasticamente a violência e alimenta a alma.
O Projeto foi criado, estudado e encaminhado, agora estamos aguardando somente o parecer dos Senhores Vereadores, para que o Prefeito possa sancioná-lo.
Acreditamos no bom senso de todos.
Boa sorte a todos nós!