As diferenças epistemológicas entre transdisciplinaridade e interdisciplinaridade em um projeto pedagógico.

Qual o significado etimologicamente do termo técnico transdisciplinar ou transdisciplinaridade, o que não significa a mesma coisa de interdisciplinaridade.

Podemos dizer que transdisciplinaridade é um enfoque diverso da teoria do conhecimento, com objetivo de melhor articular pedagogicamente o que é especificamente de cada disciplinar.

Desse modo, são dois termos diferenciados em si, com o mesmo objetivo pedagógico, na compreensão mútua das naturezas científicas.

Com efeito, visa o saber relativo cognitivo do que é especifico tanto dos fatos fenomenológicos, como das Ciências da Natureza, ou, das Leis Convencionais, aplicadas as especificidades disciplinares, Matemática e Linguagem.

Portanto, objetiviza o saber complexo, entretanto, não unificado, pois não são possíveis devido às diferenças fundamentais entre os três campos possíveis do saber cognitivo: Ciências do Espírito, Ciências da Natureza e Ciencias das Convencionalidades Lógicas.

Como muito bem explicitou epistemologicamente Wilhelm Dilthey, em sua hermenêutica da análise. No entanto, o uso específico de cada natureza cognitivamente.

Quando a Ciência é do campo da representação, o espírito analítico de Schopenhauer, as Ciências Humanas. Nesse caso específico o método é essencialmente interdisciplinar.

No segundo exemplo as Ciências não são do campo representativo, mas do entendimento, motivo pelo qual não se aplica o método interdisciplinar, muito difícil interdisciplinarizar Química com Filosofia ou Física com Movimento Literário.

Nesse caso específico usa-se o método indutivo, a exegese do que é específico da natureza do próprio método.

As Ciencias da Natureza pode até interdisciplinarizar entre-se, Química com Biologia, no entanto, não com as Ciências da representação, ou seja, com as leis do espírito.

Uma terceira classificação das Ciências que denomino de Ciências das convencionalidades lógicas. Nesse caso usa-se como aplicativo a lógica de análise a dedução cartesiana de substancialidade aristotélica.

Com efeito, entre elas estão classificadas a Matemática e a Linguagem. A questão morfológica de como se escreve e fala, a produção da própria literatura.

Dois mais dois são iguais a quatro, porque convencionou-se tal nominalidade, poderia ser igual a seis com a mesma representação, não sendo com efeito, erro.

Pois é da convencionalidade, do mesmo modo, a linguagem, o ato de pronunciar corretamente, corresponde apenas com uma convenção.

Sendo assim, não tem necessariamente fundamento científico, estão ligados com os modelos culturais diversos.

Portanto, a acepção de unir as mais variadas disciplinas para que seja possível o exercício da efetivação tanto da interdisciplinaridade com da transdisciplinaridade.

É um erro cognitivo do ponto de vista do fundamento epistemológico. A cognição não funciona desse modo.

Portanto, o olhar múltiplo na perspectiva anterior de entender a complexidade como desejou primeiramente Piaget e posteriormente Edgar Morin, simplesmente um equivoco pedagógico.

Portanto, como resultado do não entendimento da natureza das diversidades científicas em seus campos específicos.

O que é interessante as Secretarias de Educação do Brasil não entendem tais equívocos dados os não entendimentos filosóficos das diferenças naturais das Ciências em especificas.

Dessa forma, é necessário ter muito cuidado, pois o equívoco no entendimento pedagógico, leva ao projeto pedagógico, os profissionais da educação a agirem possibilitando o relacionamento cognitivo entre as disciplinas.

Portanto, amparando como se fossem da mesma natureza. Pois se efetivam convertendo em única esfera do conhecimento.

Ninguém defende verdades absolutas, a própria destruição histórica dos paradigmas, a evolução nas circunstâncias do tempo, é necessária o domínio nos campos específicos.

Interdisciplinarizar é fundamental em suas naturezas próprias, do mesmo modo a transdisciplinaridade.

A construção entre as partes, na compreensão do todo, depende em primeiro lugar do que referimos.

Não se deve pensar em ideias restritas, mas não se podem miscigenar as naturezas opostas. Não se amplia o conhecimento com equívocos.

Deve recorrer a transdiciplinaridade sem nenhum problema, desde que não seja confundida com a interdisciplinaridade, e, que seja aplicada ao que é da natureza múltipla dos campos específicos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 02/06/2015
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